O jovem talento João Paulo Velasco foi o campeão da etapa da PBR durante a Expolondrina
By: Abner Henrique Therézio segunda-feira, 20 de abril de 2026 @ 17:55
Alberto Gonzaga
Entre os dias 16 e 19 de abril a Professional Bull Riders esteve presente na arena da Expolondrina, onde realizou mais uma etapa válida pelo Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros. A competição marcou a volta da PBR a arena da maior Exposição Agropecuária da América Latina após nove anos, reestabelecendo uma parceria de grande sucesso no passado.
“A Expolondrina tem uma importância muito grande na história da PBR no Brasil e ficamos muito felizes em retornar a este evento, especialmente na temporada onde comemoramos 20 anos de atividade em nosso país. Quero parabenizar a todos da Sociedade Rural do Paraná e da Diverti pelo sucesso da Expolondrina 2026 e agradecer pela parceria com o nosso Campeonato,” disse o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.
Foram quatro noites de competições com os principais atletas do ranking da PBR, valendo pontos para o Campeonato Brasileiro que irá pagar um prêmio de 500 mil reais ao grande campeão da temporada. Além disso, os pontos da etapa na Expolondrina também foram válidos para o ranking internacional da PBR, que qualifica os melhores atletas do nosso país para a elite do esporte nos Estados Unidos.
Se confirmando como um dos grandes candidatos ao título desta temporada, João Paulo Velasco (Paranaíta-MT) conquistou a vitória da etapa e subiu para a sexta posição do ranking nacional, após somar 80 pontos de bônus. Esta foi a quarta vitória do jovem talento desde que ele estreou na PBR, no ano passado.
Com apenas 20 anos de idade, Velasco manteve a regularidade nas três primeiras noites de competição, construindo o caminho para a vitória a cada montaria. Classificado para o Round Final na segunda posição, ele optou por montar Astronauta (Califórnia), obtendo 89,25 pontos, a maior nota de todo o evento e confirmou o título com 426,00 pontos, sendo o único com 100% de aproveitamento.
Para chegar ao Round Final, João Paulo Velasco montou com sucesso em Chacal (Revoada) com 79,50 pontos na quinta-feira, Irônico (Califórnia) com 88,00 pontos na sexta-feira, Despacito (Revoada) com 83,00 pontos no sábado e Jogo do Bicho (Revoada) com 86,25 pontos no round preliminar de domingo. No total, o mato-grossense faturou R$ 16,1 mil em premiação na etapa.
A segunda colocação na arena de Londrina foi de Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT), que fez duas excelentes apresentações no domingo para garantir pontos importantes em direção ao Top 10 do ranking. O competidor que foi a primeira escolha do draft da PBR Team Series no ano passado, está na 11ª posição do Campeonato em seu retorno ao Brasil.
Completando o Top 5 da etapa, Paulo Henrique da Silva (Britânia-GO) foi o terceiro colocado, seguido por Dimas Neto (Crixás-GO) em quarto e Cladson Rodolfo (Pilar do Sul-SP) na quinta posição.
Entre os touros, a fivela ficou com Rednex de propriedade da Máfia do Boi, que obteve média de 44,87 pontos em suas duas apresentações na etapa, ao derrubar Anderson de Oliveira e Maikon Calixto. Com isto o animal entra na seleta lista de candidatos a Touro do Ano, que pagará o prêmio de R$ 100 mil ao campeão da temporada.
O evento de Londrina foi a 13ª etapa da Temporada do Campeonato Brasileiro da PBR que teve início em setembro de 2025 e se encerra com a Final Nacional na arena da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos em agosto. A Temporada que celebra 20 anos da PBR no Brasil vai pagar o equivalente a meio milhão de reais ao Campeão Nacional, incluindo uma picape Mitsubishi Triton Katana e um bônus em dinheiro, além da premiação acumulada nas etapas.
O calendário da PBR no Brasil segue com etapas na Expoagro de Bragança Paulista-SP, entre os dias 24 e 26 de abril e na sequência em Valentin Gentil-SP entre 29 de abril e 02 de maio. A programação completa de etapas está disponível no site oficial da PBR Brazil e nas redes sociais.
Classificação Final – PBR Londrina
1 – João Paulo Velasco (Paranaíta-MT) – 426,00 pontos
2 – Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT) – 347,00 pontos
3 – Paulo Henrique da Silva (Britânia-GO) – 344,25 pontos
4 – Dimas Neto (Crixás-GO) – 335,50 pontos
5 – Cladson Rodolfo (Pilar do Sul-SP) – 260,00 pontos
Ranking Nacional – Após 13 etapas
1 – Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) – 425,50 pontos
2 – Warley Oliveira (Ap. Taboado-MS) – 344,00 pontos
3 – Alex Oliveira (Queiróz-SP) – 296,17 pontos
4 – Gabriel Morais (São Francisco de Sales-MG) – 213,17 pontos
5 – Adenilson dos Santos (Ivolândia-GO) – 208,00 pontos
6 – João Paulo Velasco (Paranaita-MT) – 203,50 pontos
7 – Gilvan Freitas (Piracanjuba-GO) – 178,50 pontos
8 – Dimas Neto (Crixás-GO) – 163,00 pontos
9 – Rogério Venâncio (Paranaita-MT) – 159,50 pontos
10 – Carlos André de Oliveira (Ipameri-GO) – 148,00 pontos
