O estreante João Paulo Velasco conquistou seu primeiro título pela PBR na ExpoFrutal — A Professional Bull Riders

O estreante João Paulo Velasco conquistou seu primeiro título pela PBR na ExpoFrutal

By: Abner Henrique Therézio  segunda-feira, 7 de julho de 2025 @ 10:26

Alberto Gonzaga

Pelo 11° ano a Professional Bull Riders esteve presente na ExpoFrutal, um dos eventos mais tradicionais do estado de Minas Gerais onde realizou mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros. A arena da 52ª ExpoFrutal foi palco das competições da PBR nos dias 03, 04, 05 e 06 de julho.

Válida como a 28ª etapa da temporada 2025 da PBR no Brasil, a competição reuniu os principais competidores da atualidade e uma verdadeira seleção de boiadas, mais uma vez fazendo história na arena de Frutal. Com uma premiação total de R$ 60 mil, a competição mais uma vez se confirmou como uma das mais importantes do calendário.

 

“Temos uma parceria de muitos anos com a ExpoFrutal, um dos maiores eventos do agronegócio de Minas Gerais e que valoriza muito o nosso esporte, sediando sempre uma competição de altíssimo nível. Quero em nome da PBR agradecer ao presidente Nivaldo Pacheco, toda diretoria do Sindicato Rural de Frutal e ao Marcão da M.A.R. Produções por mais um ano de parceria,” disse o tricampeão mundial Adriano Moraes, presidente da PBR no Brasil.

 

Em uma competição extremamente acirrada onde os touros levaram a melhor sobre a maioria dos atletas, as quatro noites foram de muita emoção e regularidade dentro da arena, com a liderança e o favoritismo trocando de mãos a cada nova fase da etapa.

A vitória ficou com o estreante João Paulo Velasco (Paranaíta-MT), que participou pela primeira vez de uma etapa da PBR e já demonstrou porque é apontado como um dos mais novos destaques do estado do Mato Grosso. O competidor de 19 anos somou 341,50 pontos e faturou o total de R$ 24.150,00 em prêmios no fim de semana.

Mesmo não pontuando na primeira noite de competições, o mato-grossense buscou a recuperação e venceu todos os outros touros que montou, chegando a final da etapa na liderança. No Round decisivo Velasco montou o touro Bruxo (Scatolin) e obteve 89,75 pontos, a maior nota do evento, que lhe garantiu a primeira fivela na PBR.

O segundo colocado da etapa foi Vitor Hugo Costa (Itaguajé-PR), que retornou a PBR este ano após um período enfrentando lesões e garantiu mais um importante resultado em busca de sua terceira classificação para a Final Nacional, que acontece em Barretos de 21 a 24 de agosto.

Completando o Top 5 da etapa de Frutal, Warley de Oliveira (Ap. do Taboado-MS) foi o terceiro colocado, seguido de Ronaldo Manoel Jr. (Paranapuã-SP) que ficou em quarto lugar e Alex Oliveira (Queiróz-SP) que terminou na quinta posição.

Pela disputa direta da liderança do ranking, Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) garantiu o sétimo lugar na etapa e se mantém na primeira colocação do campeonato, aumentando para 362,00 pontos sua diferença em relação ao vice-líder Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT). A única alteração no Top 5 foi Alex Oliveira, que agora é o terceiro colocado na classificação da temporada.

Neste fim de semana a PBR também realizou etapas válidas pelo PBR ACF do Brasil Tour no Ijaci Rodeio Festival, em Ijaci-MG que teve a vitória de Felipe Rangel Pereira (Cunha-SP) e na Festa do Peão de São Roque do Canaã-ES que teve a vitória de Diego do Amaral (Nuporanga-SP). Ainda está sendo realizada a etapa na Festa do Peão de Salto de Pirapora-SP, que se encerra nesta terça-feira.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Devido a uma instabilidade técnica durante a Final da Etapa da ExpoFrutal, o competidor Vitor Hugo Costa foi anunciado como campeão no encerramento da competição, sendo retificado alguns minutos depois. Pedimos desculpas a todos os envolvidos e agradecemos a compreensão.

 

Classificação Final – PBR ExpoFrutal

1 – João Paulo Velasco (Paranaita-MT) – 341,50 pontos

2 – Vitor Hugo Costa (Itaguajé-PR) – 339,00 pontos

3 – Warley de Oliveira (Ap. do Taboado-MS) – 332,25 pontos

4 – Ronaldo Manoel Jr. (Paranapuã-SP) – 257,75 pontos

5 – Alex Oliveira (Queiróz-SP) – 257,25 pontos

 

Ranking Parcial – Após 30 etapas

1 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 1028,00 pontos

2 – Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT) – 666,00 pontos

3 – Alex Oliveira (Queiróz-SP) – 510,00 pontos

4 – Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) – 505,00 pontos

5 – Warley de Oliveira (Ap. Taboado-MS) – 468,00 pontos

6 – Sandro Batista (Pedra Preta-MT) – 379,00 pontos

7 – Hidelvan Ribeiro (Vila Rica-MT) – 363,50 pontos

8 – Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT) – 355,50 pontos

9 – Tales Xavier (Feijó-AC) – 348,00 pontos

10 – Everton dos Santos (S. Bento do Sapucaí-SP) – 329,50 pontos