Pelo segundo ano consecutivo a PBR realiza etapa em Telêmaco Borba no Paraná — A Professional Bull Riders

Pelo segundo ano consecutivo a PBR realiza etapa em Telêmaco Borba no Paraná

By: Abner Henrique Therézio  quarta-feira, 13 de março de 2024 @ 10:28

O Campeonato Brasileiro da Professional Bull Riders retorna a Telêmaco Borba no estado do Paraná nos dias 16, 17 e 18 de março onde realiza mais uma etapa da temporada 2024 da edição nacional da maior Liga de Montaria em Touros do mundo. A etapa acontece durante a 5ª Expo Telêmaco, evento que comemora os 60 anos do município.

Considerado como um dos eventos que mais se destacaram no Paraná nos últimos anos, a Expo Telêmaco está em pleno crescimento e é uma realização da Prefeitura Municipal sob a gestão do Prefeito Dr. Márcio Matos e a Drial Eventos, principal parceira da PBR no sul do Brasil. Este será o segundo ano consecutivo que o evento sediará uma etapa do Campeonato Brasileiro da PBR.

 

“É uma satisfação muito grande para a PBR estar pelo segundo ano consecutivo na Expo Telêmaco, pois certamente a edição deste ano irá superar todas as expectativas. Nosso compromisso é sempre entregar um espetáculo de qualidade dentro da arena, que seja atrativo para os fãs do esporte, e tenho a certeza que a etapa na Expo Telêmaco vai ser inesquecível,” declarou o tricampeão mundial Adriano Moraes, diretor da PBR no Brasil.

 

A etapa na Expo Telêmaco terá uma premiação total de R$ 90 mil, um recorde na modalidade Montaria em Touros no estado do Paraná e deve contar com os principais competidores da PBR. Além do ranking nacional, o evento também conta pontos diretos para o ranking internacional da PBR que qualifica os melhores atletas para a elite do esporte nos Estados Unidos.

O diretor da PBR ressalta que a etapa da Expo Telêmaco está inserida no calendário internacional da Liga e equivale aos eventos realizados nos Estados Unidos, Austrália e Canadá. Assim, os pontos conquistados no evento são fundamentais para os competidores ganharem posições no ranking internacional e chegarem ao campeonato mundial que é disputado nas principais cidades norte-americanas como Nova York, Los Angeles, Chicago, Houston, entre outras.

 

“Uma etapa como a Expo Telêmaco, que tem uma das maiores premiações da temporada, reúne somente os melhores competidores da atualidade e que já estão aptos a seguir para os Estados Unidos. É também a chance do público ver de perto nomes que daqui a poucos meses vão estar brilhando de verdade lá fora, entre os melhores do mundo,” acrescentou ele.

 

Em 2023, Jean Fernandes (Crixás-GO) brilhou na arena da Expo Telêmaco e foi o grande campeão da etapa, um passo importante na sua caminhada rumo ao título nacional que ele viria a conquistar alguns meses depois na arena da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Com a vitória, o goiano conquistou o direito de competir nos Estados Unidos, onde já está há cerca de seis meses brilhando nos principais eventos da PBR por lá.

Por estar nos Estados Unidos, o campeão da Expo Telêmaco de 2023 não deve competir este ano, mas diversos outros competidores são candidatos a brilhar na arena. O principal destaque é o paranaense José Alberto de Castro (São Jorge do Patrocínio-PR), que lidera o ranking nacional da PBR e que também deve embarcar para as competições na América do Norte em breve.

Além dele, nomes como Elton Toledo (Ribas do Rio Pardo-MS) que venceu a etapa da PBR em Itapeva-MG neste último fim de semana subindo para a terceira posição do ranking e Yan Victor Cunha (Assis Brasil-AC), um dos principais destaques das arenas brasileiras no ano passado, são outros dois fortes favoritos ao título da Expo Telêmaco.

Para pontuarem e buscarem o título os competidores vão precisar enfrentar uma verdadeira seleção de touros selecionados entre as melhores boiadas do estado do Paraná na atualidade. Farão parte da etapa os animais da Cia. Lucas Valério, Cia. João Inácio, Cia. Canaã, Condomínio Sul Bulls e Cia. Marcelo Prioto.

A atual temporada do campeonato brasileiro da PBR deve contar com cerca de 30 etapas é a principal porta de entrada para a carreira internacional dos atletas do país, classificando os melhores do ranking diretamente para as competições em terras norte-americanas, onde o campeão mundial de cada temporada fatura o bônus de 1 milhão de dólares.

O calendário deste ano passará por pelo menos cinco estados realizando etapas em eventos consagrados como Americana-SP, Brasília-DF, Divinópolis-MG, Frutal-MG, Catalão-GO, entre outros. A Final Nacional será realizada durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, de 15 a 18 de agosto, onde o Campeão Nacional irá receber uma camionete Mitsubishi L200 Triton Sport e mais um bônus de 100 mil reais oferecidos pela EcoPower Energia Solar.