O bicampeão mundial José Vitor Leme conquistou o título de Melhor Atleta da PBR Teams pelo segundo ano consecutivo — A Professional Bull Riders

O bicampeão mundial José Vitor Leme conquistou o título de Melhor Atleta da PBR Teams pelo segundo ano consecutivo

By: Abner Henrique Therézio  segunda-feira, 9 de outubro de 2023 @ 14:59

Em uma das disputas mais acirradas dos últimos tempos, José Vitor Leme conquistou pela segunda temporada consecutiva o título de Melhor Atleta da PBR Camping World Team Series. Apesar de ser uma competição essencialmente por equipes, o prêmio individual tem uma grande visibilidade pois indica o atleta que mais se destaca entre todas as oito equipes, o tornando ainda mais valioso para a temporada seguinte.

Conhecido popularmente como MVP (Most Valuable Player) ou literalmente o “Jogador Mais Valioso” o título na PBR Teams é concedido ao atleta que soma mais pontos na Temporada Regular, a fase de classificação da liga. Além do título este ano o brasileiro recebeu também um bônus de US$ 100 mil, o dobro da premiação do ano passado quando escreveu seu nome como o primeiro MVP da história da Liga.

Em uma temporada quase perfeita, Leme montou com sucesso em 20 dos 29 touros que desafiou na PBR Teams, totalizando 1.765,25 pontos. Ele competiu em 27 dos 28 jogos do Austin Gamblers na temporada regular, além de montar em dois Round Extras de desempate, terminando a competição com um aproveitamento de 69% e cinco notas acima dos 90,00 pontos.

Seu principal concorrente este ano foi o estreante Cássio Dias Barbosa, do Kansas City Outlaws que fechou a temporada regular apenas 87,00 pontos atrás do campeão. O jovem fenômeno mineiro levou a competição até a última montaria, quando teve em suas mãos a chance de vencer o touro Nefarious no Round Extra de domingo e ficar com o título, mas acabou caindo com 2,21 segundos.

Barbosa que pontuou em 19 dos 26 touros que montou competiu em apenas nove dos 10 eventos da temporada até agora, mas garantiu o título de Melhor Estreante da PBR Teams, o primeiro da história da Liga. O campeão brasileiro da PBR em 2022 foi a primeira escolha do Outlaws e terceira no geral durante o Draft realizado em maio para selecionar os novos atletas da Liga.

O tricampeão mundial Silvano Alves do Nashville Stampede terminou a competição em terceiro lugar, depois de realizar 15 das 38 montarias qualificadas que sua equipe marcou até agora, literalmente “levando a equipe nas costas”. O campeão mundial Cooper Davis em quarto e Dalton Kasel na quinta posição completaram o Top 5 do MVP da temporada 2023 na PBR Teams.

A temporada de José Vitor Leme foi “saudável”, com o sul mato-grossense podendo competir em todos os 10 eventos do calendário, ficando de fora de apenas um dos 28 jogos que a equipe fez, exatamente quando por escolha própria cedeu lugar a Adriano Salgado para competir diante de sua torcida no evento de Austin em agosto. Ele liderou o ranking individual desde o primeiro evento, perdendo o primeiro lugar apenas por uma semana quando Cássio Dias Barbosa o superou por uma vantagem mínima.

Seu momento mais tenso aconteceu justamente neste fim de semana, quando na primeira noite do evento ele completou os oito segundos no touro Whiplash, mas tomou uma cabeçada que o deixou desacordado na arena. Porém, ele se recuperou e foi liberado pelos médicos para competir já na noite seguinte, onde pode continuar lutando pelo título e marcou mais uma montaria qualificada para segurar a vantagem que tinha para o concorrente.

O competidor de 27 anos é o único da história da PBR a ter conquistado o título pelo menos uma vez em todos os campeonatos que disputou individualmente, se somando aos dois títulos mundiais de 2020 e 2021, o título brasileiro da PBR em 2017, do Pendleton Whisky Velocity Tour em 2019 e do Touring Pro Division em 2020. Além disso ele também conquistou os dois títulos de Melhor Atleta Individual na PBR Team Series e também na Global Cup e no Team Challenge de 2020.