A Final do Challenger Series acontece nesta quinta-feira em Las Vegas com a presença de 22 brasileiros — A Professional Bull Riders

A Final do Challenger Series acontece nesta quinta-feira em Las Vegas com a presença de 22 brasileiros

By: Abner Henrique Therézio  terça-feira, 17 de outubro de 2023 @ 10:39

Nesta quinta-feira, 19 de outubro, acontece a Final da temporada do Challenger Series, campeonato da divisão de acesso da Professional Bull Riders, que faz parte da programação da liga no segundo semestre. O PBR Challenger Series Championship terá apenas uma noite e será realizado na Southpoint Arena & Equestrian Center, em Las Vegas, no estado de Nevada (EUA).

O evento terá transmissão exclusiva e com comentários em português através da plataforma BRTVMAX e será de forma gratuita para os fãs que assinaram os pacotes de assinatura da PBR Team Series na plataforma. O acesso vale tanto para quem assinou o pacote da temporada, quanto para o pacote exclusivo da Final da PBR Team Series. A transmissão ao vivo acontece a partir das 22h45 na quinta-feira. Saiba como assinar clicando aqui.

A temporada do Challenger Series teve início em maio e contou com 65 etapas nos Estados Unidos, sendo o principal campeonato individual da PBR. Para definir os 40 classificados para a Final em Las Vegas, foi usado o Challenger Global, que é o ranking internacional da PBR, que unifica os pontos conquistados em todos os países, ou seja, além dos pontos das 65 etapas do próprio campeonato em território norte-americano, considera também as etapas realizadas no Brasil, Canadá e Austrália neste período.

Serão 40 competidores na disputa do PBR Challenger Series Championship e todos montam em um touro no Round 1 e os 10 com as maiores notas retornam para o Round Final, logo na sequência onde enfrentam mais um touro pré-definido por sorteio para cada posição. O campeão do evento será o atleta que tiver a maior somatória de pontos nas duas montarias. Já o campeão da temporada será o atleta que tiver a melhor somatória de pontos no ranking, considerando o acumulado na temporada e os bônus obtidos na Final.

Da lista de competidores que iniciam o evento, 22 são brasileiros, incluindo cinco que se classificaram diretamente pela pontuação obtida nas etapas realizadas no Brasil e farão sua estreia nas arenas norte-americanas: Leandro Zampolo, Adilson Júnior, Alex Júnior, Gabriel Morais e Eric Henrique Domingos. Além deles, outros seis competidores estão no Top 40 do ranking internacional somente com os pontos conquistados nas etapas brasileiras, mas não conseguiram documentação para viajar aos Estados Unido a tempo.

Também estarão competindo na Final do Challenger Series, o atual campeão brasileiro Jean Fernandes, João Lucas Campos, Felipe Furlan, Leonardo de Castro, Cladson Rodolfo, Daniel Feitosa, Maurício Moreira e Paulo Rosseto, que apesar de já estarem nos Estados Unidos a algum tempo, conseguiram boa parte ou praticamente toda a pontuação do ranking quando ainda estavam competindo nas etapas do Brasil.

Apesar de todos terem as mesmas chances de vencerem o evento, a disputa pelo título da temporada está definida somente entre o líder Alan de Souza e o novato John Crimber, que está em segundo lugar, enquanto os demais colocado não podem mais alcança-los matematicamente. A diferença entre os dois é de 76,33 pontos, o que promete aquecer ainda mais a “briga” pelo título.

Campeão brasileiro pela PBR, Alan de Souza lidera o ranking após seis vitórias e outros nove resultados entre os cinco melhores nesta temporada dentro do Challenger Series. Já o jovem fenômeno John Crimber, que completou 18 anos recentemente teve uma ascensão meteórica no campeonato desde que estreou há exatos dois meses, conquistando nove vitórias em 10 semanas. Na sequência do ranking aparece Sandro Batista, em terceiro lugar e o veterano campeão mundial Ednei Caminhas, que ocupa a quarta colocação do campeonato aos 48 anos de idade.

A Final do Challenger Series também irá definir cinco vagas diretas para as quatro primeiras etapas da temporada da Unleash The Beast, a principal divisão da PBR que tem início em novembro. Além dos dois líderes do ranking, pelo menos outros 10 competidores teriam chances matemáticas de buscar a vaga, porém, dos 10 primeiros colocados do ranking, apenas seis estarão competindo na quinta-feira em Las Vegas.