Segunda edição do PBR Jaguariúna Teams acontece nos dias 29 e 30 de setembro no Jaguariúna Rodeo Festival — A Professional Bull Riders

Segunda edição do PBR Jaguariúna Teams acontece nos dias 29 e 30 de setembro no Jaguariúna Rodeo Festival

By: Abner Henrique Therézio  domingo, 24 de setembro de 2023 @ 11:02

Pelo segundo ano consecutivo o Jaguariúna Rodeo Festival irá sediar o PBR JAGUARIÚNA TEAMS, uma competição de Montaria em Touros por equipe realizada pela Professional Bull Riders (PBR), a maior liga deste esporte no mundo. A competição será realizada nos dias 29 e 30 de setembro, celebrando uma parceria duradoura entre a PBR e a Diverti, empresa organizadora do Jaguariúna Rodeo Festival.

Com uma premiação total de R$ 100 mil, o PBR JAGUARIÚNA TEAMS vai reunir os principais atletas de Montaria em Touros da atualidade, que irão representar cinco times que buscam o título de Campeão do evento. Assim como aconteceu na primeira edição em 2022, entram em ação os times Apache, Bruto, Cowboys, Rednecks e Titans, que terão quatro integrantes cada um.

Apesar da Montaria em Touros ser um esporte tradicionalmente individual, as competições em equipes já fazem parte da programação da PBR, que no ano passado lançou a PBR Team Series, nos Estados Unidos. A liga que vem revolucionando as competições nas arenas e reúne as oito primeiras equipes profissionais de Montaria em Touros da história está neste momento em sua segunda temporada e faz grande sucesso entre o público, seguindo conceitos de outros esportes de massa.

Esta iniciativa da PBR em parceria com o Jaguariúna Rodeo Festival apesar de ter algumas diferenças em relação a competição que está acontecendo na América do Norte, faz parte dos primeiros passos para profissionalizar as competições por equipes no Brasil. Mesmo ainda com os cinco times criados terem a gestão da própria PBR e não terem a dimensão das equipes norte-americanas, os resultados começam a aparecer.

 

O diretor da PBR no Brasil, Jeremias Moraes ressalta que já é possível mensurar alguns resultados do sucesso do PBR JAGUARIÚNA TEAMS, que chega agora a sua segunda edição. “Os cinco times criados aqui tem uma marca, com nome, cores, símbolo, uniformes personalizados e isso cria uma identidade com os fãs do esporte, como já temos visto nas redes sociais desde que lançamos esta segunda edição.”

 

Ele explica que apesar da renovação dos atletas – parte deles foram para a PBR Team Series nos Estados Unidos – foram mantidos exatamente os mesmos nomes e identidades dos times do ano passado, quando aconteceu a primeira edição da competição no Jaguariúna Rodeo Festival. “A repercussão deste ano tem sido muito maior, os fãs opinam, participam e certamente irão torcer muito pelo seu time favorito, seja por alguma identificação ou por ser o time que selecionou seu atleta preferido,” concluiu Moraes.

 

A competição será a quarta etapa da Temporada 2024 da PBR no Brasil, que teve início logo após o encerramento da Temporada 2023, em agosto. Os pontos conquistados na arena do Jaguariúna Rodeo Festival, além do ranking nacional onde será definido o campeão brasileiro da temporada, também contam para o ranking internacional da PBR, que seleciona os melhores atletas para a elite do esporte nos Estados Unidos.

O lançamento oficial do PBR JAGUARIÚNA TEAMS aconteceu durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos no mês de agosto, onde a PBR realizou a Final Nacional encerrando sua temporada que contou com quase 30 etapas. Em uma parceria inédita com a AgroPlay, o lançamento foi feito na presença de um seleto grupo de convidados no Rancho AgroPlay, localizado no Parque do Peão de Barretos.

Previamente foram definidos através do ranking nacional cinco atletas que foram designados como capitães dos times e estes atletas tiveram a missão de escalar o restante dos integrantes de sua equipe. O “Draft” para a formação das equipes seguiu uma ordem estabelecida por sorteio, onde alternadamente cada capitão

 

 

convocou um dos 15 atletas elegíveis para a competição, gerando expectativa e emoção a cada nome chamado.

 

Na competição deste ano cada equipe terá quatro integrantes e cada atleta fará uma montaria por noite, em um touro definido por sorteio. Serão duas rodadas regulares de competição (sexta-feira e sábado), onde cada competidor monta em um touro por rodada. No sábado ainda haverá uma rodada extra, onde um atleta de cada equipe será escolhido para montar em mais um touro. A equipe que tiver a maior somatória de notas no agregado de todas as suas montarias será declarada campeã faturando um prêmio de R$ 70 mil.

O terceiro colocado do campeonato 2023, Gabriel Morais (São Francisco de Sales-MG) é capitão do Titans e usou de estratégia para escalar sua equipe, que de acordo com especialistas é uma das principais favoritas. O mesmo acontece com Adilson Júnior (Salto de Pirapora-SP), quarto colocado do campeonato e que é capitão do Cowboys, time vencedor da competição no ano passado. Os demais capitães são Alex Júnior (Bom Jesus da Penha-MG), do Apaches, Maciel Santana (Ibirataia-BA), do Brutos e Leandro Zampollo (Pirassununga-SP), do Rednecks.

Entre os principais destaques para a competição está Eric Henrique Moraes (Pérola-PR), que no mesmo fim de semana em que foi a segunda escolha do “Draft” que definiu as equipes, foi campeão da Final Nacional da PBR na arena de Barretos e terminou a temporada como Melhor Estreante do campeonato. Ele integrará o time do Titans, que além do capitão Gabriel Morais conta também com Yan Victor Cunha (Assis Brasil-AC) e Arthur Antonialle (São José do Rio Pardo-SP).

Outro estreante que foi destaque na temporada passada, José Alberto de Castro (São Jorge do Patrocínio-PR) comprovou sua excelente fase ao se tornar a primeira escolha entre todos os competidores do “Draft”, indo integrar o time Cowboys. A equipe que irá defender o título conquistado no ano passado conta ainda com o experiente Luiz Américo Pereira (Timóteo-MG) e Rafael Parra (Mandaguaçu-PR), além do capitão Adilson Júnior.

Também selecionado ainda na primeira rodada do “Draft”, Warley de Oliveira (Aparecida do Taboado-MS) conquistou logo em seguida o título do Barretos International Rodeo. Com isso, além de provar que é um dos melhores atletas do mundo na atualidade, deixa claro que será um dos atletas decisivos na disputa em Jaguariúna, onde defenderá o Rednecks.

Uma das principais novidades para este ano é que cada time tem um padrinho famoso, que se tornou uma espécie de mascote ou embaixador da equipe. Através de uma parceria inédita com a AgroPlay e a Diverti, foram selecionados cinco celebridades que não terão ligação direta com as competições, mas estão sendo essenciais para despertar atenção dos fãs e do público em geral para o evento.

A lista inclui os humoristas Jacques Vanier, padrinho do Titans e Marcus Cirillo, padrinho do Redneck, os ex-BBBs Caio Afiune, padrinho do Apaches e Gustavo Benedeti, padrinho do Brutos, além de Filipe Masetti, O Cavaleiro das Américas, padrinho do Cowboys. Juntos o time de celebridades totaliza mais de 500 milhões de seguidores nas redes sociais.