O paranaense José Alberto de Castro foi o campeão da etapa da PBR no Rodeio Show de Anhumas — A Professional Bull Riders

O paranaense José Alberto de Castro foi o campeão da etapa da PBR no Rodeio Show de Anhumas

By: Abner Henrique Therézio  domingo, 6 de agosto de 2023 @ 11:04

Ablerto Gonzaga

Aconteceu neste fim de semana a penúltima etapa da temporada do Campeonato Brasileiro da Professional Bull Riders, realizada durante o 10° Rodeio Show de Anhumas. O evento que é um dos que mais crescem e se destacam na região centro-oeste do estado de São Paulo foi realizado nos dias 03, 04 e 05 de agosto.

Este foi o segundo ano consecutivo que a PBR marcou presença no evento que além da Montaria em Touros também contou com diversas outras atrações com entrada franca todas as noites. A etapa foi realizada em parceria com a Original Eventos e o apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

 

“Mais uma vez Anhumas recebeu uma etapa decisiva do nosso campeonato, que definiu os classificados para a grande Final da temporada. Em nome da PBR quero agradecer a Original Eventos, a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, e em especial ao nosso parceiro Gabriel Gardim por mais uma vez abrirem as portas deste evento para o nosso campeonato,” disse o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.

 

Com um total de R$ 50 mil em prêmios a etapa foi extremamente disputada pois era a última chance dos competidores garantirem vaga na Final Nacional que acontece de 17 a 20 de agosto em Barretos, ou melhorarem suas posições para a etapa mais importante do ano. Além dos pontos para o ranking do Campeonato Brasileiro, a etapa de Anhumas também contou pontos para o ranking internacional da PBR, que qualifica os melhores atletas para a elite do esporte nos Estados Unidos.

Montando em sua quarta etapa na PBR, o estreante José Alberto de Castro (São Jorge do Patrocínio-PR) conquistou sua primeira vitória no campeonato depois de mais uma vez manter a regularidade e obter nota em todos os touros que montou. Classificado para a final da etapa em terceiro lugar o jovem talento reverteu o jogo ao marcar 89,00 pontos a bordo de Atrevido (Marcelo Castro) e garantir o título de campeão com uma premiação total de mais de R$ 19,3 mil.

O paranaense se classificou para a final das quatro etapas que montou até agora, sendo um dos competidores mais constantes desta fase decisiva do campeonato. Com o desempenho em Anhumas, José Alberto somou mais 72 pontos para o ranking nacional e fechou a temporada regular na 27ª colocação na classificação geral do campeonato e deve garantir vaga na Final Nacional onde poderá melhorar ainda mais sua posição.

A segunda colocação da etapa ficou com Leandro Zampollo (Leme-SP), o outro único atleta invicto na competição e que marcou a maior nota da final ao obter 90,00 pontos a bordo de Snnob Jr. (Marcelo Castro). Este resultado colocou o paulista na 10ª colocação do ranking, garantindo vaga para sua segunda Final Nacional consecutiva onde chegará com chances reais de brigar pelo título da temporada.

Na sequência pontuou o também estreante Warley de Oliveira (Aparecida do Taboado-MS) que terminou na terceira colocação e fechou a temporada regular no Top 20 do ranking. Ele foi seguido por Cladson Rodolfo (Pilar do Sul-SP) que terminou em quarto lugar, Eric Henrique Moraes (Pérola-PR) que foi o quinto e Bruno Vieira (Quatá-SP), o outro finalista da etapa que terminou na sexta posição.

Reunindo o plantel de oito boiadas de destaque nacional, a disputa pela fivela de Melhor Touro da etapa de Anhumas também foi acirrada nas três noites de competição. O título ficou com Samurai (Humberto Brunelli) que derrubou seus dois desafiantes, inclusive o então líder Warley de Oliveira na final do evento e fechou a competição com média de 45,00 pontos, colocando seu nome na galeria de touros campeões desta temporada.

Por ser a etapa decisiva da temporada regular, o evento de Anhumas não apenas definiu os classificados para a Final Nacional em Barretos, como também definiu as posições de quem irá brigar pelo título. Apesar de não chegar a final da etapa, o vice-líder Jean Fernandes (Crixás-GO) somou mais 26 pontos no ranking, tirando um pouco mais a diferença para o líder atual, João Lucas Campos (Porto Feliz-SP) que está nos Estados Unidos competindo na PBR Team Series e deve vir para disputar a final em Barretos.

O experiente Maciel Santana (Ibirataia-BA) se manteve na terceira colocação e chega para sua quinta Final Nacional com chances reais de brigar pelo título da temporada com os dois líderes. Completando o Top 5 do ranking, segue Felipe Furlan (Sales Oliveira-SP), que também está nos Estados Unidos competindo na PBR Team Series e ocupa a quarta colocação no campeonato, e Gabriel Morais (São Francisco de Sales-MG) que subiu para a quinta posição e chega a Barretos como um dos favoritos ao título.

 

Classificação Final – Rodeio Show de Anhumas

1 – José Alberto de Castro – São Jorge do Patrocínio-PR – 334,50 pontos

2 – Leandro Zampollo – Leme-SP – 331,00 pontos

3 – Warley de Oliveira – Aparecida do Taboado-MS – 255,00 pontos

4 – Cladson Rodolfo Vieira – Pilar do Sul-SP – 254,00 pontos

5 – Eric Henrique Moraes – Pérola-PR – 249,00 pontos

 

Ranking Nacional - Após 27 etapas

1 – João Lucas Campos – Porto Feliz-SP – 776,33 pontos

2 – Jean Fernandes – Crixás-GO – 709,75 pontos

3 – Maciel Santana – Ibirataia-BA – 592,66 pontos

4 – Felipe Furlan – Sales Oliveira-SP – 563,50 pontos

5 – Gabriel Morais – São Francisco de Sales-MG – 556,00 pontos

6 – Sandro Batista – Pedra Preta-MT – 534,50 pontos

7 – Cássio Dias – São Francisco de Sales-MG – 453,25 pontos

8 – Bruno Carvalho – Álvares Florence-SP – 444,00 pontos

9 – Adilson Júnior – Salto de Pirapora-SP – 406,50 pontos

10 – Leandro Zampollo – Leme-SP – 401,50 pontos