O goiano Jean Fernandes conquistou o título do Campeonato Brasileiro da PBR em Final histórica — A Professional Bull Riders

O goiano Jean Fernandes conquistou o título do Campeonato Brasileiro da PBR em Final histórica

By: Abner Henrique Therézio  segunda-feira, 21 de agosto de 2023 @ 10:11

Alberto Gonzaga

Na noite deste domingo a Professional Bull Riders concluiu mais uma edição do seu campeonato brasileiro de Montaria em Touros com a Final Nacional realizada na arena da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A etapa decisiva apresentada por EcoPower Energia Solar marcou mais um capítulo da parceria de longa data entre a PBR e Os Independentes,  clube que organiza a Maior Festa do Peão do País.

 

“Escrevemos mais um capítulo desta história gigante que temos com a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e realizamos uma das melhores finais que o nosso campeonato já teve. Agradecemos ao presidente Hussein Gemha Júnior e todos da diretoria de Os Independentes por mais um ano de parceria com a PBR e parabenizamos pelo sucesso em mais uma mega edição do evento,” disse o tricampeão mundial Adriano Moraes, diretor da PBR no Brasil.

 

Com uma das competições mais acirradas da história do campeonato o goiano Jean Fernandes se sagrou campeão brasileiro pela PBR em um disputa decidida somente nas últimas montarias. O atleta de 27 anos que recentemente foi contratado pelo Austin Gamblers, equipe da PBR Team Series e deve embarcar em breve para os Estados Unidos escreveu seu nome na galeria de campeões da PBR no Brasil e faturou um bônus de R$ 100 mil.

O competidor que representa a cidade de Crixás em Goiás foi constante durante toda a temporada que contou com outras 26 etapas antes da Final Nacional em Barretos e chegou a decisão em segundo lugar no ranking, sendo o principal favorito a desbancar o líder João Lucas Campos, que estava na primeira colocação desde a primeira etapa. Campos que já está competindo nos Estados Unidos pela equipe do Missouri Thunder, retornou ao Brasil especialmente para participar da Final e buscar confirmar o título.

Porém o paulista da cidade de Porto Feliz teve o agravamento de uma lesão na virilha durante o fim de semana e participou de apenas duas noites da competição. Mesmo fora ele seguiu liderando e com os resultados que foram desenrolando ao longo das noites chegou ao domingo ainda com chances de ser campeão brasileiro, mas mantinha uma vantagem muita pequena em relação aos demais.

Para Jean Fernandes restava montar com sucesso os dois touros que desafiaria na noite de domingo e foi o que ele fez. Depois de uma montaria de 85,25 pontos no touro Virtuoso no Round 4, ele se classificou para o Round Final que reuniu somente os 10 melhores competidores do fim de semana e novamente atingiu os oito segundos montando Diplomata para conquistar 87,50 pontos.

Com este desempenho e o resultado dos demais competidores, o goiano terminou a etapa Final de Barretos em sexto lugar, ganhando pontos bônus para ultrapassar o líder no ranking e garantir a fivela de campeão nacional. A diferença de apenas 30,42 pontos entre eles foi a menor da história e pode ser considerada uma margem mínima que significa praticamente apenas uma montaria a mais.

Na classificação geral da etapa, que leva em consideração somente a somatória das quatro noites da Final Nacional, o campeão foi Eric Henrique Domingos, representante de Pérola no Paraná que totalizou 351,50 pontos em cinco montarias no evento. O jovem atleta paranaense também conquistou a fivela de Melhor Estreante da Temporada, por ter sido o competidor melhor posicionado no ranking entre os que competiram pela primeira vez no campeonato, terminando o ano na oitava posição no geral.

Também foi premiado na noite de domingo o Touro do Ano, título que ficou com o jovem animal Praiano, pertencente ao plantel de Guto Paglione. O touro que é um dos favoritos dos fãs de Montaria em Touros teve grandes performances na temporada e superou vários outros adversários vencendo também o título de Melhor Touro da Final Nacional, ao obter média de 44,62 pontos.

 

Classificação Final – Temporada 2023

1 – Jean Fernandes – Crixás-GO – 806,75 pontos

2 – João Lucas Campos – Porto Feliz-SP – 776,33 pontos

3 – Gabriel Morais – São Francisco de Sales-SP – 656,00 pontos

4 – Adilson Júnior – Salto de Pirapora-SP – 655,50 pontos

5 – Maciel Santana – Ibirataia-BA – 592,66 pontos

 

Classificação Geral – Final Nacional Barretos

1 – Eric Henrique Domingos – Pérola-PR – 351,50 pontos

2 – Adilson Júnior – Salto de Pirapora-SP – 351,25 pontos

3 – Luiz Américo Pereira – Timóteo-MG – 350,25 pontos

4 – Warlei de Oliveira – Ap. do Taboado-MS – 348,75 pontos

5 – Elton Toledo – Ribas do Rio Pardo-MS – 343,25 pontos