O baiano Maciel Santana foi o campeão da etapa da PBR na ExpoCatalão e subiu para o Top 3 do ranking — A Professional Bull Riders

O baiano Maciel Santana foi o campeão da etapa da PBR na ExpoCatalão e subiu para o Top 3 do ranking

By: Abner Henrique Therézio  sexta-feira, 28 de julho de 2023 @ 12:30

Alberto Gonzaga

Foi concluída na noite de quinta-feira mais uma etapa da temporada da Professional Bull Riders no Brasil, realizada durante a ExpoCatalão no estado de Goiás. As competições válidas como a 25ª etapa do Campeonato Brasileiro da PBR e penúltima parada do calendário antes da Final Nacional foram realizadas de 24 a 27 de julho no Parque de Exposições de Catalão.

Considerada como a maior Feira Agropecuária e Negócios do Sudeste goiano, a ExpoCatalão é um dos destaques do estado e uma das mais importantes da região centro-oeste do país. Esta foi a quarta vez que o evento realizado pelo Sindicato Rural de Catalão sediou uma etapa da maior liga de Montaria em Touros do mundo, voltando a fazer parte do campeonato após sete anos.

 

“A ExpoCatalão tem história no nosso campeonato e é uma honra estar novamente neste evento que vem se destacando nacionalmente. Estamos felizes por ter feito parte de uma edição realizada com tanto sucesso, diante de um público apaixonado pelo esporte e agradecemos imensamente ao Presidente Renato Ribeiro, ao Diretor de Rodeio Daniel Netto e todos os membros da diretoria do Sindicato Rural de Catalão pela parceria com a PBR,” declarou o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.

 

O título da etapa foi decidido em uma final emocionante que consagrou o veterano Maciel Santana (Ibirataia-BA) como grande campeão após manter a regularidade nas quatro noites e terminar a competição invicto. Completando 38 anos de idade nesta semana, o competidor baiano é o mais experiente do campeonato e faturou uma premiação total de R$ 29.920,00 com a vitória na ExpoCatalão, além de subir para a terceira colocação no ranking nacional.

Em sua última montaria Maciel Santana obteve 85,00 pontos a bordo do touro Pioneiro (Fort Touro), enquanto seus principais concorrentes não pontuaram, garantindo o título com a somatória de 416,75 pontos. Seu desempenho na etapa ainda lhe rendeu 161 pontos de bônus para o ranking nacional, o levando de volta para o Top 5 do campeonato, agora na terceira colocação para se confirmar como um dos fortes favoritos ao título da temporada.

A segunda colocação ficou com Gabriel Morais (São Francisco de Sales-MG), que liderou boa parte da competição, mas não pontuou em seu último touro. Apesar disso, o jovem talento mineiro que é uma das estrelas do campeonato da PBR no Brasil ganhou posições importantes no ranking e retornou a sexta colocação na classificação geral, também se colocando como um dos principais candidatos ao título nacional.

Outros dois jovens talentos em ascensão no campeonato vieram na sequência na classificação. Yan Victor Cunha (Assis Brasil-AC) que foi o outro único a pontuar na final além do campeão, terminou na terceira colocação ao montar com sucesso o touro Praiano (Guto Paglione) e marcar 88,00 pontos, sendo seguido por Eric Henrique Moraes (Pérola-PR) que garantiu a quarta colocação. Para completar o Top 5 da etapa, Emerson Lopes (Brasópolis-MG) foi o quinto colocado.

Pela segunda vez nesta temporada, Praiano conquistou a fivela de Melhor Touro após terminar e etapa com média de 44,12 pontos. O jovem touro de propriedade de Guto Paglione novamente se coloca como um dos favoritos ao título de Touro do Ano no campeonato da PBR, acumulando apresentações memoráveis nas etapas que tem participado.

Em relação ao ranking nacional, a liderança segue com João Lucas Campos (Porto Feliz-SP), que atualmente está nos Estados Unidos competindo pelo Missouri Thunder na PBR Team Series, mas deve retornar para a Final Nacional. O goiano Jean Fernandes (Crixás-GO) diminuiu um pouco mais a diferença em relação ao líder depois de terminar em sétimo lugar na etapa de Catalão.

O Campeonato Brasileiro da PBR segue com etapa no 10° Rodeio Show de Anhumas-SP, onde será realizada a última parada da temporada regular nos dias 03, 04 e 05 de agosto. Após esta etapa ficam definidos os classificados para a Final Nacional que acontece durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, de 17 a 20 de agosto e irá consagrar o Campeão Brasileiro da temporada.

 

Resultado Final – Etapa ExpoCatalão

1 – Maciel Santana – Ibirataia-BA – 416,75 pontos

2 – Gabriel Morais – São Francisco de Sales-MG – 349,00 pontos

3 – Yan Victor Cunha – Assis Brasil-AC – 346,50 pontos

4 – Eric Henrique Moraes – Pérola-PR – 340,00 pontos

5 – Emerson Lopes – Brasópolis-MG – 321,50 pontos

 

Ranking Nacional – Após 25 etapas

1 – João Lucas Campos – Porto Feliz-SP – 776,33 pontos

2 – Jean Fernandes – Crixás-GO – 684,25 pontos

3 – Maciel Santana – Ibirataia-BA – 592,66 pontos

4 – Felipe Furlan – Sales Oliveira-SP – 563,50 pontos

5 – Sandro Batista – Pedra Preta-MT – 534,50 pontos

6 – Gabriel Morais – São Francisco de Sales-MG – 531,00 pontos

7 – Cássio Dias – São Francisco de Sales-MG – 453,25 pontos

8 – Bruno Carvalho – Álvares Florence-SP – 444,00 pontos

9 – Adilson Júnior – Salto de Pirapora-SP – 406,50 pontos

10 – Alex Júnior da Silva – Bom Jesus da Penha-MG – 375,50 pontos