O sul-mato-grossense Cléber Henrique Marques obteve a melhor nota na noite de abertura da PBR em Americana — A Professional Bull Riders

O sul-mato-grossense Cléber Henrique Marques obteve a melhor nota na noite de abertura da PBR em Americana

By: Abner Henrique Therézio  sábado, 10 de junho de 2023 @ 10:50

Alberto Gonzaga

Teve início na noite desta sexta-feira (09) a etapa da Professional Bull Riders na 35ª Festa do Peão de Americana, uma das mais famosas e importantes arenas do Brasil. A competição de três dias que vale pontos para o ranking nacional e internacional da PBR, distribuirá 80 mil reais em prêmios.
O Clube dos Cavaleiros de Americana, que organiza o evento, mantém a parceria mais antiga e duradoura com a PBR no Brasil e a arena da Festa do Peão de Americana recebe competições da liga desde 2006. Em mais de 15 anos de parceria, esta é a 36ª etapa do campeonato que é sediada no evento, que já recebeu diversas competições e a presença dos melhores atletas do mundo.
A noite de abertura da edição 2023 da Festa do Peão de Americana teve a vitória de Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS), que obteve 90,00 pontos ao montar o touro Off-Line (FBM). Com a melhor nota da noite o sul-mato-grossense faturou R$ 2.700,00 em premiação e 29,00 pontos de bônus para o ranking nacional e internacional, se mantendo na 20ª posição do campeonato, mas diminuindo relativamente sua diferença para o Top 10 da classificação.
Com 21 dos 31 competidores atingindo os oito segundos e obtendo nota no Round 1, a competição teve mais de 67% de aproveitamento com domínio dos atletas da PBR. A segunda colocação foi dividida entre o jovem talento Gabriel Morais (São Francisco de Sales-MG) e o experiente Luiz Américo Pereira (Timóteo-MG), que marcaram 89,25 pontos montando nos touros Paradigma (Fortaleza / Caio / Douglas) e Avião (André de Mogi), respectivamente. Além de 17,50 pontos de bônus para o ranking cada um faturou ainda R$ 1.350,00 em premiação.
Completando as cinco melhores montarias da noite de sexta-feira, Vitor Hugo Costa (Itaguajé-PR) obteve a quarta colocação com 88,50 pontos a bordo de Snnob Jr. (Marcelo Castro) e subiu para a sexta colocação no ranking nacional com os bônus recebidos. Ele foi seguido por Adilson Júnior (Salto de Pirapora-SP) que ficou na quinta posição no Round 1 ao marcar 88,00 pontos no touro Penhasco (Marcelo Castro).
Na briga pela liderança do ranking nacional, Jean Fernandes (Crixás-GO) marcou a sexta melhor nota da noite ao empatar com Cláudio Montanha Jr. (Ribeirão dos Índios-SP), ambos com 87,50 pontos. O goiano recebeu 13,50 pontos de bônus tirando um pouco da vantagem do líder João Lucas Campos (Porto Feliz-SP) que marcou a nona melhor nota da noite e também recebeu 10,00 pontos de bônus para o ranking.
Apesar da quantidade de montarias qualificadas na primeira noite da etapa de Americana, os touros deram um show a parte, em especial Reza a Lenda (JK Bucking Bulls) que foi o destaque da noite em busca de mais um título na arena da Festa do Peão de Americana. O Melhor Touro da temporada 2022 da PBR foi avaliado com 45,50 pontos pelos juízes ao derrubar Elton Toledo (Ribas do Rio Pardo-MS) com 2,14 segundos.
Todos os competidores voltam a arena na noite deste sábado para a disputa do Round 2 e também no domingo, quando acontece o Round 3. Ainda no domingo, os melhores competidores da somatória das três montarias retornam a arena mais uma vez para a disputa do Round Final, onde será decidido o título da etapa da Festa do Peão de Americana 2023.
No próximo fim de semana a PBR realiza também na arena da Festa do Peão de Americana o tradicional Iron Cowboy Americana, uma competição onde os atletas precisam superar seus limites para chegar ao prêmio principal no domingo. Dividido em duas fases, a competição pagará um total de 120 mil reais em prêmios e reunirá os melhores competidores da atualidade.

Resultado – Round 1
1 – Cléber Henrique Marques – Off-Line – FBM – 90,00 pontos
2 – Gabriel Morais – Paradigma – Fortaleza/Caio/Douglas) – 89,25 pontos
2 – Luiz Américo Pereira – Avião – André de Mogi – 89,25 pontos
4 – Vitor Hugo Costa – Snnob Jr. – Marcelo Castro – 88,50 pontos
5 – Adilson Júnior – Penhasco – Marcelo Castro) – 88,00 pontos