O atual campeão nacional Cássio Dias marcou a maior nota da noite de abertura do Iron Cowboy Americana — A Professional Bull Riders

O atual campeão nacional Cássio Dias marcou a maior nota da noite de abertura do Iron Cowboy Americana

By: Abner Henrique Therézio  sábado, 17 de junho de 2023 @ 11:24

Alberto Gonzaga

A noite de sexta-feira foi histórica na arena da 35ª Festa do Peão de Americana, onde a Professional Bull Riders deu início a mais uma edição do tradicional Iron Cowboy. Neste ano, o campeão do Iron Cowboy irá receber o bônus de R$ 90 mil, a maior premiação da temporada nas arenas brasileiras até o momento.

Realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho o Iron Cowboy Americana 2023 celebra uma longa parceria entre a PBR e o Clube dos Cavaleiros de Americana que teve início há mais de 15 anos. Os fãs do esporte podem acompanhar todas as emoções do Iron Cowboy Americana ao vivo e gratuitamente através do canal do Brasil Rural TV no YouTube.

Colocando frente a frente os melhores competidores da atualidade, incluindo várias estrelas consagradas mundialmente e uma verdadeira seleção de touros escolhidas a dedo entre as melhores boiadas do Brasil, a primeira noite do Iron Cowboy Americana foi marcada pela emoção e por montarias históricas.

O melhor competidor da noite foi o atual campeão nacional Cássio Dias (São Francisco de Sales-MG) que montou o touro Relíquia da Patroa (Tércio Miranda) para marcar 91,00 pontos. O fenômeno mineiro que venceu a disputa do Iron Cowboy no ano passado, largou na frente na liderança da competição em busca de se tornar o primeiro bicampeão consecutivo do evento. Com os bônus ganhos na noite de sexta-feira, Cássio Dias voltou ao Top 10 do ranking nacional e embolsou R$ 3.000,00 de premiação diária.

Em segundo lugar na noite de abertura do Iron Cowboy ficou o norte-americano Austin Richardson (Dallas-TX) que está tendo sua primeira experiência nas arenas brasileiras e também levantou o público com uma belíssima montaria. Integrante do Austin Gamblers, time da PBR Team Series que está fazendo a pré-temporada no Brasil, o texano montou com sucesso o touro Magoado (André de Mogi) para marcar 90,75 pontos.

Outro destaque da noite de sexta-feira foi Bruno Carvalho (Álvares Florence-SP) que se tornou apenas o quinto competidor em quatro anos a permanecer os oito segundos a bordo do touro Reza a Lenda (JK Bucking Bulls). Comprovando porque é um dos mais técnicos do Brasil, o atual terceiro colocado do ranking nacional não arregou quando foi lhe dado a opção de desafiar o melhor touro da PBR em 2022 e marcou 89,50 pontos para fazer a terceira melhor nota da noite.

Ele dividiu a terceira colocação do Round 1 com Maurício Moreira (Gavião Peixoto-SP) que montou o touro Cubano (Paulo Emílio) e Rafael Parra (Mandaguaçu-PR) que montou Penhasco (Marcelo Castro), ambos também obtendo 89,50 pontos. Ao final da noite, 15 dos 33 competidores que iniciaram a disputa do Iron Cowboy Americana conseguiram uma montaria qualificada na noite de sexta-feira.

Todos os competidores retornam a arena na noite deste sábado onde fazem o segundo Round classificatório. Após este Round, apenas os 20 melhores na somatória geral de notas se classificam para a Fase Final no domingo, que acontece em quatro Rounds progressivos e eliminatórios, onde para ser campeão do Iron Cowboy 2023 um competidor terá que montar em até quatro touros seguidos e em um curto espaço de tempo.

Um dos momentos marcantes da primeira noite de competições na arena de Americana foi a presença do elenco do time texano do Austin Gamblers, que faz parte da PBR Team Series nos Estados Unidos. Sete atletas que fazem parte oficialmente da equipe se apresentaram na noite de sexta-feira, sendo que quatro deles conseguiram permanecer os oito segundos em seus touros e pontuaram no Round 1.

A noite ainda contou com a participação de alguns dos melhores touros do Brasil, que se destacam nas arenas do país e fazem parte do time de favoritos dos fãs. O touro Texano (André de Mogi) fez a melhor apresentação da noite, sendo avaliado pelos juízes com 45,00 pontos e lidera a competição seguido por Mito (Tércio Miranda) e Talismã (Tércio Miranda) que obtiveram 44,75 pontos.

 

Resultado – Round 1

1 – Cássio Dias – Relíquia da Patroa (Tércio Miranda) – 91,00 pontos

2 – Austin Richardson – Magoado (André de Mogi) – 90,75 pontos

3 – Bruno Carvalho – Reza a Lenda (JK Bucking Bulls) – 89,50 pontos

3 – Maurício Moreira – Cubano (Paulo Emílio) – 89,50 pontos

3 – Rafael Parra – Penhasco (Marcelo Castro) – 89,50 pontos