A DIVINAEXPO irá sediar a edição 2023 do Last Cowboy Standing da PBR com 100 mil reais em prêmios — A Professional Bull Riders

A DIVINAEXPO irá sediar a edição 2023 do Last Cowboy Standing da PBR com 100 mil reais em prêmios

By: Abner Henrique Therézio  quinta-feira, 1 de junho de 2023 @ 11:16

A Professional Bull Riders realiza neste fim de semana mais uma edição do Last Cowboy Standing, competição em formato especial que acontece durante a DIVINAEXPO, em Divinópolis-MG. O evento que é um dos maiores do estado de Minas Gerais recebe a competição nos dias 01, 02, 03 e 04 de junho com uma premiação total de 100 mil reais.

Esta é a 11ª vez que a PBR estará presente na arena de Divinópolis, celebrando uma das parcerias mais importantes da história do campeonato que é a edição nacional da maior liga de Montaria em Touros do mundo. Em 2022 a DIVINAEXPO sediou a 400ª etapa da PBR no Brasil, marcando outro momento histórico da parceria entre o evento e o campeonato.

 

“Para a PBR é sempre muito importante retornar a arena da DIVINAEXPO, um dos maiores eventos de Minas Gerais e que é consagrado em todo o Brasil. Para este ano, celebrando a nossa parceria de longa data vamos realizar o Last Cowboy Standing, que é uma competição especial que desperta ainda mais o interesse dos fãs e temos a certeza que será sucesso total,” afirmou o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.

 

O Last Cowboy Standing, que em tradução livre significa “O último cowboy a permanecer em pé” é um dos formatos especiais de maior sucesso na PBR e já teve diversas edições realizadas no Brasil. Além do talento e da técnica, a competição coloca a prova também a resistência dos competidores, que para ganharem o título precisam desafiar até sete touros no fim de semana.

A competição é a 17ª etapa da temporada do campeonato da PBR no Brasil e reunirá os principais atletas da liga em busca de pontos tanto para o ranking nacional como para o ranking internacional que qualifica os melhores competidores para a elite do esporte nos Estados Unidos. O campeão irá ganhar sozinho 70 mil reais, enquanto os outros 30 mil reais serão distribuídos como bônus pelas posições em cada Round.

Entre os atletas confirmados para a disputa está o atual líder do ranking nacional, João Lucas Campos (Porto Feliz-SP), que retornou recentemente dos Estados Unidos onde venceu a Final do Velocity Tour e também participou da Final Mundial da PBR. O paulista foi selecionado para integrar o elenco do Missouri Thunder na nova temporada da PBR Team Series, a liga de montaria por equipes da PBR.

Além do líder também marcam presença o atual segundo colocado do ranking, Jean Fernandes (Crixás-GO), que fará parte do elenco do Austin Gamblers na PBR Team Series, o terceiro colocado Bunro Carvalho (Álvares Florence-SP), o quarto colocado do ranking Felipe Furlan (Sales Oliveira-SP) e o quinto colocado Gabriel Morais (São Francisco de Sales-MG).

Também fazem parte da lista de confirmados o experiente Marco Eguchi (Poá-SP), dez vezes finalista mundial da PBR, além de competidores que voltaram recentemente dos Estados Unidos como Alisson de Souza (Taubaté-SP), Sandro Batista (Pedra Preta-MT), Cladson Rodolfo (Pilar do Sul-SP) e jovens talentos que embarcam para a América do Norte em breve como Daniel Feitosa (Guaraci-PR), Paulo Rosseto (Colorado-PR) e Leonardo de Castro (Cassilândia-MS).

O Last Cowboy Standing na DIVINAEXPO será dividido em duas fases. Na Fase Classificatória que acontece entre quinta-feira e sábado, todos os 30 competidores montam em um touro por noite e os 20 melhores na somatória geral das três montarias se classificam para a Fase Final que acontece no domingo.

Na Fase Final tem início a competição mais difícil e desafiadora desse formato, onde em um pequeno espaço de tempo um competidor precisará montar em até quatro touros seguidos para chegar ao título. A partir desta fase a competição passa a ser eliminatória e a cada Round um determinado número de competidores é eliminado até restarem somente os finalistas.

Para iniciar a Fase Final no domingo, todos os 20 classificados montam em um touro cada e os oito melhores na somatória das quatro notas – incluindo as montarias das três noites anteriores – avançam para o Round 5 da competição. No Round 5 todos os oito classificados desafiam mais um touro cada um de onde será definido os quatro semifinalistas também com base na somatória de notas.

Em seguida, os quatro classificados montam em mais um touro cada no Round Semifinal, onde os pontos conquistados até então serão zerados e somente os competidores que conseguirem uma montaria qualificada (parada) nesse Round, avançam para o Round Final que deve ter no mínimo dois competidores. Se nenhum ou apenas um competidor tiver uma montaria qualificada no Round Semifinal, as vagas serão preenchidas com base na somatória de notas.

No Round Final, os competidores classificados – no mínimo dois e no máximo quatro – montam novamente em mais um touro onde quem tiver a melhor nota será considerado o campeão do evento e declarado o “Last Cowboy Standing 2023”. Caso nenhum competidor pontue no Round Final, ou haja empate na nota obtida por eles, será usado como critério de desempate para se definir o campeão a somatória de pontos acumulados em todas as fases anteriores.

Estão confirmadas as boiadas Paulo Emílio, Califórnia, Big Boi, André de Mogi, JK Bucking Bulls, 2 Hopping Bucking Bulls, BR Bananinha e GM Bucking Bulls. Entre os touros destaque para Reza a Lenda (JK Bucking Bulls), Touro do Ano pela PBR em 2022 e que retorna a arena da DIVINAEXPO com uma longa sequência de invencibilidade.