A etapa da PBR na Festa do Peão de Areia terminou com um empate entre Jean Fernandes e Gabriel Morais — A Professional Bull Riders

A etapa da PBR na Festa do Peão de Areia terminou com um empate entre Jean Fernandes e Gabriel Morais

By: Abner Henrique Therézio  segunda-feira, 8 de maio de 2023 @ 12:16

Deborah Borges

A Professional Bull Riders realizou no último fim de semana uma etapa durante a 28ª Festa do Peão da Areia, no interior de Goiás. O evento foi realizado entre os dias 04 e 07 de maio na Fazenda Areia, distrito do município de Piracanjuba, valendo como a 13ª etapa do campeonato nacional da maior liga de Montaria em Touros do mundo.

Esta foi a primeira vez que o tradicional evento fez parte do calendário da PBR. “Primeiramente queremos agradecer a todo público de Areia e região pela recepção e o carinho com a PBR. Também agradecemos a todos da AMAR - Associação dos Moradores da Areia e Região, em especial ao seu presidente Gilson Areia, o vice-presidente William, ao diretor social Rodrigo Pinicão, por esta parceria com o nosso campeonato,” disse Jeremias Moraes, diretor de eventos da PBR no Brasil.

Contando com os principais atletas da PBR no Brasil e com talentos regionais, a etapa distribuiu uma premiação total de R$ 35 mil, recorde na história do evento que tem quase 30 anos de tradição na região. Assim como as demais etapas, a Festa do Peão de Areia valeu pontos para o ranking nacional e também para o ranking internacional da PBR, que classifica os atletas para a elite do esporte nos Estados Unidos.

Depois de uma competição acirrada nas quatro noites a final terminou de forma ainda mais surpreendente com um empate na primeira colocação. O vice-líder do ranking nacional, Jean Fernandes (Crixás-GO) conquistou mais um título na temporada, desta vez dividindo a vitória com o talentoso Gabriel Morais (São Francisco de Sales-MG), com ambos terminando a competição totalizando 322,00 pontos.

Em busca de ganhar mais posições no ranking, Gabriel Morais que chegou a etapa na quinta colocação do campeonato liderou a competição desde a segunda noite e mantendo a regularidade foi somando pontos importantes a cada round. Na final ele enfrentou o touro Rancok (Olavo Teixeira) e mesmo os juízes lhe dando a oportunidade de montar em outro animal, escolheu ficar com a nota em uma decisão que lhe rendeu a vitória.

Também com quatro noites de muita regularidade Jean Fernandes assumiu a vice-liderança do ranking nacional durante a competição e chegou a última noite em busca do título para diminuir ainda mais sua diferença em relação ao líder. Depois que seu animal não teve um bom desempenho ele optou por montar em outro touro e encerrou a noite a bordo de Texano (Onça Parda) garantindo nota suficiente para dividir o título da etapa.

Com a ausência do líder do ranking João Lucas Campos (Porto Feliz-SP) que viajou aos Estados Unidos e compete na Final Mundial de 12 a 21 de maio, a etapa de Areia foi importante para os seus concorrentes se aproximarem ainda mais da primeira posição. Com os resultados da etapa Jean Fernandes assumiu oficialmente a segunda colocação no campeonato estando agora a apenas 94,58 pontos de diferença ao líder, enquanto Gabriel Morais ganhou uma posição com a vitória e agora é o quarto melhor do ranking.

A terceira colocação do evento ficou com Eikson Pereira (Minaçu-GO) que competiu apenas em sua segunda etapa na temporada, mas já somou pontos para chegar a 25ª posição do ranking. O Top 5 na Festa do Peão da Areia se completou com Alex Júnior da Silva (Bom Jesus da Penha-MG) que terminou na quarta colocação e se aproximou dos 10 melhores do ranking, além de Lucas Junio da Silveira (Leme-SP), que ficou na quinta posição da etapa e confirmou seu lugar entre os 10 melhores do campeonato.

Na disputa entre os touros, o animal Confusão de propriedade da Estância RF conquistou a fivela da etapa de Areia depois de duas boas apresentações na competição, concedendo inclusive a melhor nota do evento ao experiente Maciel Santana (Ibirataia-BA) no Round Final realizado no domingo.

O calendário da Professional Bull Riders no Brasil segue com a etapa do Nantes Rodeio Show em Nantes-SP nos dias 18, 19 e 20 de maio e depois retorna ao estado do Paraná com a etapa na ExpoCamp em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba nos dias 26, 27 e 28 de maio e simultaneamente será realizada também uma etapa da Divisão de Acesso em Cambuí-MG entre os dias 25 e 27 de maio. Para saber mais detalhes sobre estas e outras etapas acompanhe as redes sociais oficiais da PBR Brazil.

 

Classificação Final – Etapa da Areia

1 – Gabriel Morais, São Francisco de Sales-MG – 322,00 pontos

1 – Jean Fernandes, Crixás-GO – 322,00 pontos

3 – Eikson Pereira, Minaçu-GO – 302,00 pontos

4 – Alex Junior da Silva, Bom Jesus da Penha-MG – 299,00 pontos

5 – Lucas Junio da Silveira, Leme-SP – 289,00 pontos

 

Ranking Parcial – Após 13 etapas

1 – João Lucas Campos, Porto Feliz-SP – 426,33 pontos

2 – Jean Fernandes, Crixás-GO – 331,75 pontos

3 – Bruno Carvalho, Álvares Florence-SP – 308,00 pontos

4 – Gabriel Morais, São Francisco de Sales-MG – 238,50 pontos

5 – Arthur Antonialle, São José do Rio Pardo-SP – 223,00 pontos