Guilherme Valleiras conquista primeira vitória na UTB e Kaique Pacheco assume liderança do ranking — A Professional Bull Riders

Guilherme Valleiras conquista primeira vitória na UTB e Kaique Pacheco assume liderança do ranking

By: Abner Henrique Therézio  segunda-feira, 3 de abril de 2023 @ 11:01

Bull Stock Media

Se aproximando da reta final da Temporada 2023, a Professional Bull Riders realizou neste fim de semana a 18ª etapa da Unleash The Beast, seu campeonato de elite e que define o campeão mundial individual da liga. O evento foi realizado no Denny Sanford PREMIER Center em Sioux Falls, Dakota do Sul (EUA) entre os dias 31 de março e 02 de abril.

Os fãs brasileiros podem acompanhar todos os detalhes da temporada da principal divisão da PBR com exclusividade através da plataforma BRTVMAX, que faz a transmissão das etapas do campeonato ao vivo e com comentários em português. Para saber mais detalhes sobre os planos de assinatura da plataforma Clique Aqui.

Assim como na semana anterior a etapa de Sioux Falls, realizada em três dias, teve um formato diferenciado e reuniu 60 competidores para dar oportunidade aos melhores atletas do ranking das divisões de acesso buscarem pontos e se estabelecerem na elite do campeonato. Porém com o nível elevadíssimo de touros a etapa registrou o menor índice de montarias qualificadas da temporada e poucas alterações no ranking mundial.

Em apenas sua segunda participação na elite da PBR, Guilherme Valleiras foi o grande campeão do fim de semana depois de superar os demais concorrentes. O paulista de Pirassununga chegou liderando ao Round Final, que mais uma vez não teve nenhuma montaria qualificada e mesmo sem nota em sua última montaria conquistou sua primeira vitória na Unleash The Beast, totalizando mais de US$ 41,4 mil em ganhos na etapa.

Valleiras que chegou aos Estados Unidos em janeiro deste ano, havia tido sua primeira chance na UTB na semana anterior. Em Sioux Falls ele iniciou a etapa com 82,25 pontos ficando com a quinta colocação no Round 1 e no domingo durante o Round 2 dispensou a opção de montar em outro touro após marcar 76,50 pontos, mas a decisão foi acertada e o paulista terminou como o único atleta a montar com sucesso em dois touros até então, podendo entrar na Final como líder.

O segundo colocado do evento foi Rafael de Brito, que mesmo não pontuando no Round decisivo marcou a melhor nota da etapa, 90,75 pontos no início da tarde de domingo ao montar com sucesso o touro Mike’s Motive no Round 2. Com este resultado o experiente brasileiro voltou para a quinta colocação do ranking mundial e segue como líder no ranking de “Estreante do Ano”, já que está em sua primeira participação no campeonato mundial nesta temporada.

A grande mudança no ranking nesta etapa porém ficou por conta do campeão mundial de 2018, Kaique Pacheco, que pela primeira vez assumiu a liderança do ranking com os resultados do fim de semana. O único touro que o paulista obteve nota no fim de semana lhe rendeu a vitória do Round 1 e devido ao baixo desempenho dos outros atletas esta nota também lhe garantiu a terceira colocação do evento.

Com isto, o brasileiro favorito dos fãs somou 64,00 pontos de bônus na etapa e ultrapassou o então líder José Vitor Leme por incríveis 2,5 pontos, praticamente um empate técnico entre os dois. Leme não competiu pela segunda semana consecutiva devido ao agravamento de uma lesão na virilha e está em fase de recuperação para retornar nas últimas etapas da temporada.

O Top 5 da etapa de Sioux Falls ainda teve Chase Outlaw em quarto lugar e Eduardo Aparecido na quinta posição, enquanto Rafael dos Santos foi o outro único brasileiro a competir na final, terminando em um empate na sexta posição. Pelo segundo fim de semana consecutivo Ridin’ Solo ficou com o título de Melhor Touro da etapa após obter 46,00 pontos em sua apresentação, nota que o levou para a segunda colocação do ranking em busca de seu segundo título mundial.

Na noite de sábado a etapa também contou com mais uma edição do PBR 15/15 Bucking Battle, um round especial onde os 15 melhores competidores desafiam 15 touros pré-selecionados em busca de pontos extras para o ranking. Esta edição teve apenas duas montarias qualificadas e foi vencida por Rafael dos Santos que marcou 90,75 pontos a bordo de Manaba faturando US$ 11,5 mil enquanto Eduardo Aparecido foi o segundo com 87,50 pontos montando I’m Legit Too.

Na sequência o calendário da Unleash The Beast realiza etapas em Nampa-ID nos dias 07 e 08 de abril e depois em Billings-MT nos dias 14, 15 e 16 de abril. A Final Mundial desta temporada acontece de 12 a 21 de maio em Fort Worth no Texas, onde os melhores competidores do ranking disputam o título mundial e o bônus de 1 milhão de dólares.

 

Classificação Final – Sioux Falls

1 – Guilherme Valleiras, BRA – 158,75 pontos

2 – Rafael de Brito, BRA – 90,75 pontos

3 – Kaique Pacheco, BRA – 88,25 pontos

4 – Chase Outlaw, EUA – 88,00 pontos

5 – Eduardo Aparecido, BRA – 87,50 pontos

 

Ranking Parcial – Após 18 etapas

1 – Kaique Pacheco, BRA – 800,50 pontos

2 – José Vitor Leme, BRA – 798,00 pontos

3 – Dalton Kasel, EUA – 730,16 pontos

4 – Andrew Alvidrez, EUA – 605,00 pontos

5 – Rafael de Brito, BRA – 486,50 pontos

6 – Boudreaux Campbell, EUA – 476,66 pontos

7 – Cooper Davis, EUA – 454,00 pontos

8 – Jesse Petri, EUA – 403,00 pontos

9 – Daniel Keeping, EUA – 387,50 pontos

10 – Dener Barbosa, BRA – 384,00 pontos