Brasileiros conquistaram vaga na Final do Velocity Tour montando somente nas etapas do Brasil — A Professional Bull Riders

Brasileiros conquistaram vaga na Final do Velocity Tour montando somente nas etapas do Brasil

By: Abner Henrique Therézio  quarta-feira, 26 de abril de 2023 @ 10:59

A temporada individual da Professional Bull Riders está se encerrando nos Estados Unidos e um dos eventos que deve movimentar o mês de maio é a Final do Pendleton Whisky Velocity Tour, o principal campeonato da divisão de acesso da liga. O evento decisivo acontece nos dias 05 e 06 de maio em Corpus Christi, no Texas (EUA) e irá coroar o campeão da temporada do Velocity Tour.

Entre os brasileiros que devem conseguir classificação para o evento estão dois casos especiais: Jean Fernandes e João Lucas Campos. O goiano e o paulista devem garantir vaga entre os 35 classificados ao evento somente com a pontuação obtida nas etapas realizadas no Brasil, sendo que ambos nunca competiram nos Estados Unidos até então.

Isto é possível porque os classificados para a Final do Velocity Tour serão definidos através do “Velocity Global”, ranking unificado que contabiliza os pontos conquistados em todas as etapas das divisões de acesso da PBR ao redor do mundo, incluindo no Brasil. Assim, tanto os dois, quanto todos os demais competidores que participaram das etapas no Brasil fazem parte deste ranking.

 

“Sempre ressaltamos a importância dos competidores que pretender ir aos Estados Unidos participarem de nossas etapas aqui no Brasil. Todas as nossas etapas valem pontos para o ranking internacional e foi assim que o Jean e o João Lucas conquistaram vaga em um dos mais importantes eventos do ano nos Estados Unidos, competindo somente aqui, sem sair do Brasil,” disse Jeremias Moraes, diretor de eventos da PBR no Brasil.

 

Ele explica ainda que alguns brasileiros que foram aos Estados Unidos recentemente em busca de classificação para a elite da PBR, competiram em 15, 20 eventos na América do Norte nesta temporada e ainda não aparecem na faixa de classificação para o evento final em Corpus Christi, enquanto os dois conseguiram a classificação com os pontos conquistados em no máximo seis etapas no nosso país.

A etapa realizada em Santo Expedito, interior de São Paulo no fim de semana passado foi a última chance de quem compete no Brasil somar pontos em busca de uma vaga no evento do início de maio. Nos Estados Unidos ainda serão realizados mais quatro eventos válidos pelas divisões de acesso neste próximo fim de semana, mas que não devem causar grandes mudanças no ranking.

Com os pontos obtidos na temporada Jean Fernandes ocupa a 25ª colocação no Velocity Global e tem sua classificação matematicamente assegurada para competir em Corpus Christi, porém ainda depende de conseguir o visto de entrada na América do Norte. No caso de João Lucas Campos, que já tem visto de entrada emitido, mas está hoje em 38° lugar no ranking do “Velocity Global”, aguarda a confirmação como substituto de algum dos 35 primeiros do ranking que não possam competir na Final do campeonato.

É importante lembrar que o ciclo atual do ranking do “Velocity Global” teve início na primeira semana de novembro de 2022, por isso mesmo João Lucas liderando o campeonato nacional, está atrás do companheiro goiano na classificação deste ranking, pois somou menos pontos que ele desde o início da contagem do ranking. A diferença de pontos que coloca o paulista na liderança do ranking nacional foi obtida nos meses de setembro e outubro, quando já havia se iniciado a temporada nacional, mas não o ciclo do “Velocity Global”.

Além de coroar o campeão da temporada no principal campeonato da divisão de acesso da PBR, o evento decisivo do Velocity Tour ainda coloca em jogo as cinco últimas vagas para a Final Mundial que acontece de 12 a 21 de maio em Fort Worth, também no Texas. Após a conclusão do evento de dois dias, garantem vaga os dois melhores na classificação do ranking, os dois melhores na somatória de notas do evento e o melhor entre os representantes dos campeonatos nacionais.

O atual campeão brasileiro, Cássio Dias Barbosa também tem vaga garantida na Final do Velocity Tour como representante da PBR no Brasil e disputa a “vaga internacional” na Final Mundial de Fort Worth diretamente com os três representantes de Canadá, Austrália e México, se forem indicados e competirem no evento.

Restando apenas um fim de semana de competições para se definir os classificados do “Velocity Global” para o evento de Corpus Christi, outros nove brasileiros estão no Top 35 do ranking, todos atualmente morando e competindo nos Estados Unidos. A lista oficial dos classificados deve ser definida e divulgada no início da próxima semana.