Etapa da PBR em Albuquerque teve vitória de Colten Fritzlan e segundo lugar de Kaique Pacheco — A Professional Bull Riders

Etapa da PBR em Albuquerque teve vitória de Colten Fritzlan e segundo lugar de Kaique Pacheco

By: Abner Henrique Therézio  segunda-feira, 27 de março de 2023 @ 15:46

Bull Stock Media

No último fim de semana aconteceu em Albuquerque no estado do Novo México (EUA) a 17ª etapa da temporada da Unleash The Beast, o campeonato mundial da Professional Bull Riders. Realizado nos dias 23, 24 e 25 de março o evento chamado de Ty Murray Invitational fez parte do calendário da principal divisão da PBR 25ª vez, se confirmando como um dos mais tradicionais do campeonato.

Os fãs brasileiros podem acompanhar todos os detalhes da temporada da principal divisão da PBR com exclusividade através da plataforma BRTVMAX, que faz a transmissão das etapas do campeonato ao vivo e com comentários em português. Para saber mais detalhes sobre os planos de assinatura da plataforma Clique Aqui.

A edição 2023 do Ty Murray Invitational contou com um formato diferente e reuniu 60 competidores em busca do título, incluindo 17 brasileiros, três canadenses e os demais representando os Estados Unidos. Na noite de sábado foi realizada também mais uma edição do PBR 15/15 Bucking Battle, competição extra que coloca os 15 melhores competidores do ranking desafiando 15 touros pré-selecionados.

Este Round Especial foi dominado pelos brasileiros e teve vitória de Dener Barbosa que marcou 92,00 pontos em UTZ BesTex Smokestack e faturou US$ 11,5 mil, subindo para a 9ª colocação no ranking mundial com os bônus conquistados. O segundo colocado foi João Ricardo Vieira, o outro único competidor a pontuar, marcando 91,50 pontos em Ridin’ Solo.

Já nas competições válidas pela etapa, esta foi a segunda semana consecutiva que nenhum competidor conseguiu obter os oito segundos e pontuar no Round Final. Reunindo os principais touros da atualidade a etapa de Albuquerque teve uma competição difícil para os atletas em todos os rounds e registrou o menor índice de montarias qualificadas desta temporada.

O campeão da etapa foi Colten Fritzlan, que marcou 87,25 pontos no Round 1 e assumiu a liderança da competição ao marcar 85,00 pontos no Round 2, na tarde de domingo. Como primeiro colocado na competição o norte-americano fez sua última montaria com o título garantido, já que seus 11 concorrentes não haviam pontuado, mas também acabou caindo antes dos oito segundos de UTZ BesTex Smokestack.

Apesar de não fechar a competição com chave de ouro o jovem atleta que perdeu boa parte da temporada da Unleash The Beast em 2022 devido a uma grave lesão, ganhou US$ 41,6 mil com sua segunda vitória na elite da PBR. Com este resultado Fritzlan subiu da 35ª para a 20ª posição no ranking mundial.

Sendo o outro único competidor a permanecer os oito segundos em dois touros no fim de semana, Kaique Pacheco terminou o evento na segunda colocação, com um ponto a menos que o vencedor da etapa. Este resultado e os 74,00 pontos de bônus ganhos pelo campeão mundial de 2018 em Albuquerque o levaram de volta a vice-liderança do ranking mundial, estando agora a apenas 61,5 pontos do líder José Vitor Leme.

Na sequência da classificação da etapa pontuaram o campeão mundial Silvano Alves, em terceiro lugar, além de um triplo empate entre Boudreaux Campbell, Dalton Kasel e Flávio Zivieri na quarta colocação. O brasileiro não competiu no Round Final, assim como Kasel, que tinha a chance de se aproximar ainda mais do líder do ranking, mas não pode montar devido a uma lesão.

A final teve ainda os brasileiros Eduardo Aparecido, que terminou na oitava posição e o campeão nacional Cássio Dias, que fez sua estreia na elite da PBR e garantiu a 11ª colocação da etapa, depois de conquistar a vaga para competir no evento através do seu desempenho nas divisões de acesso.

O touro Ridin’ Solo obteve a maior nota desta temporada em sua apresentação no Round Final, quando marcou 47,25 pontos e conquistou sua terceira fivela no atual campeonato. Melhor touro do mundo na temporada passada o animal que pertence aos criadores Cord McCoy e Bill McCarty agora ocupa a quarta colocação no ranking geral dos touros em busca de seu segundo título mundial.

Na sequência o calendário da Unleash The Beast segue para Sioux Falls-SD, onde acontece a 18ª etapa da temporada nos dias 31 de março, 01 e 02 de abril. Ao todo serão 23 etapas antes da Final Mundial que acontece entre os dias 12 e 21 de maio em Fort Worth no Texas, onde o campeão da temporada será coroado com o bônus de 1 milhão de dólares.

 

Classificação Final – Albuquerque

1 – Colten Fritzlan, EUA – 172,25 pontos

2 – Kaique Pacheco, BRA – 171,25 pontos

3 – Silvano Alves, BRA – 89,50 pontos

4 – Boudreaux Campbell, EUA – 88,75 pontos

4 – Dalton Kasel, EUA – 88,75 pontos

4 – Flávio Zivieri, BRA – 8,75 pontos

 

Ranking Mundial – após 17 etapas

1 – José Vitor Leme, BRA – 798,00 pontos

2 – Kaique Pacheco, BRA – 736,50 pontos

3 – Dalton Kasel, EUA – 730,16 pontos

4 – Andrew Alvidrez, EUA – 605,00 pontos

5 – Boudreaux Campbell, EUA – 476,66 pontos

6 – Cooper Davis, EUA – 454,00 pontos

7 – Rafael de Brito, BRA – 407,50 pontos

8 – Daniel Keeping, EUA – 387,50 pontos

9 – Dener Barbosa, BRA – 384,00 pontos

10 – Jesse Petri, EUA – 382,00 pontos