O paranaense Rafael Parra foi o campeão da etapa da PBR Brazil na FACITA de Taquarituba — A Professional Bull Riders

O paranaense Rafael Parra foi o campeão da etapa da PBR Brazil na FACITA de Taquarituba

By: Abner Henrique Therézio  terça-feira, 15 de novembro de 2022 @ 17:45

Foto: Alberto Gonzaga

Terminou na noite desta segunda-feira (14), véspera de feriado, a etapa da PBR Brazil na 27ª FACITA de Taquarituba-SP. O evento sediou a sexta etapa da nova temporada da edição brasileira do maior campeonato de Montaria em Touros do mundo, reunindo os principais competidores do ranking nacional e uma seleção de touros feita entre as melhores boiadas do país.

Esta foi a primeira vez que a PBR Brazil esteve presente na FACITA, um dos mais importantes eventos agropecuários da região sudoeste do estado de São Paulo iniciando uma parceria que promete ser duradoura. Com grande sucesso de público em todas as noites, a FACITA foi realizada pela Funville e Reke em parceria com a Comissão Os Caipiras e apoio da Prefeitura Municipal.

A etapa realizada em quatro noites terminou com a vitória de Rafael Parra (Mandaguaçu-PR) que dominou a competição até a final e mesmo não obtendo uma montaria qualificada em sua última apresentação, garantiu o primeiro título na PBR Brazil devido a vantagem que havia conquistado nos rounds anteriores, totalizando 335,00 pontos em cinco montarias. Com os bônus conquistados na etapa, Parra subiu para o Top 10 do ranking nacional.

Liderando desde a segunda noite de competições, o competidor de 25 anos manteve a regularidade mostrando talento e frieza para seguir em primeiro lugar até a decisão. Antes da final ele marcou 90,00 pontos bordo do touro Jamanta (N.A. Bulls), que além da vitória no quarto round lhe deu também a maior nota da etapa.

O paranaense estreou na PBR Brazil em julho deste ano durante a etapa de Campina Grande do Sul-PR onde foi finalista, mas uma fratura no pé em sua última montaria o impediu de participar das demais etapas e buscar classificação para a Final Nacional da Temporada 2022, realizada em Barretos no mês de agosto. Recuperado Rafael Parra voltou a competir na etapa de Itu-SP em setembro onde foi quinto colocado, antes de também ser finalista em Extrema-MG confirmando a excelente fase.

A segunda colocação da etapa ficou com Jean Fernandes (Crixás-GO), que marcou a melhor nota da final e também da etapa, 90,00 pontos no touro 821 (N.A. Bulls) para totalizar 265,50 pontos e foi seguido por Bruno Carvalho (Álvares Florence-SP) em terceiro, Romário Leite (Brotas-SP) em quarto e Bruno Roberto (Restinga-SP) em quinto lugar.

Líder do ranking nacional, mesmo obtendo nota em apenas dois dos cinco touros que montou, João Lucas Campos (Porto Feliz-SP) chegou a mais uma final terminando a etapa em sétimo lugar e segue na ponta da classificação da Temporada 2023 da PBR Brazil. O paulista venceu três das seis etapas realizadas e busca seu primeiro título nacional.

Em uma etapa marcada pela qualidade acima da média dos animais selecionados entre quatro das principais boiadas do Brasil, Reza a Lenda (Red Bucking Bulls) conquistou a fivela de Melhor Touro do evento, ao obter média de 46,00 pontos em duas apresentações. O animal que foi o Melhor Touro da Temporada 2022 permanece invicto no campeonato da PBR Brazil desde 2019.

 

Classificação Final – Facita / Taquarituba-SP

1 – Rafael Parra – Mandaguaçu-PR – 335,00 pontos

2 – Jean Fernandes – Crixás-GO – 265,50 pontos

3 – Bruno Carvalho – Álvares Florence-SP – 255,50 pontos

4 – Romário Leite – Brotas-SP – 229,50 pontos

5 – Bruno Roberto – Restinga-SP – 174,00 pontos