Barretos recebe etapa final do Monster Energy PBR — A Professional Bull Riders

Barretos recebe etapa final do Monster Energy PBR

By: Jorge Cardoso - PBR Brasil -  quarta-feira, 16 de agosto de 2017 @ 15:02

BARRETOS (SP) – De 17 a 20 de agosto, a cidade de Barretos, no interior paulista, se transforma no maior celeiro de atletas de montarias em touros durante a final da temporada 2017 do Monster Energy PBR, principal campeonato da modalidade, organizado pela gigante PBR (Professional Bull Riders). 

O Monster Energy PBR é o principal campeonato da PBR Brasil e considerado o mais importante para este esporte pela sua organização e pioneirismo em sempre apresentar ferramentas que colaboram para o crescimento da modalidade. O público acompanha os 35 melhores competidores e as equipes de touros de pulo mais bem preparados do país, que se tornam um show a parte de técnicas e adrenalina, pelo alto nível destes dois atletas envolvidos. 

O campeonato é um verdadeiro celeiro de atletas e os pontos conquistados nas etapas são válidos para o ranking do campeonato mundial, cuja final é realizada em Las Vegas (EUA), com premiação alcançando o teto de US$ 1 milhão para o vencedor. “Nossos atletas também têm conquistado a admiração, respeito e vitórias em arenas como da Austrália, onde participam dos campeonatos e são vistos como ídolos”, explica Adriano Moraes, tricampeão mundial e atualmente diretor de Competição da PBR no Brasil. 

Anualmente, novos competidores chegam ao campeonato, em busca da consagração nacional e da oportunidade da fama internacional. Desde o início deste ano, eles têm recebido todos os olhares dos fãs pelo excelente momento. Dos cinco primeiros colocados, quatro fazem sua estreia na PBR Brasil. 

José Vitor Leme, de Ribas do Rio Pardo, tem apenas 21 anos de idade e se mantém, neste momento, na liderança do Monster Energy PBR, com um aproveitamento de 77,78%. Das 36 montarias que fez desde abril, conquistou pontos em 28 delas. 

O vice-líder é Lucas Divino, de Novas Crixás (GO). O competidor tem 24 anos e já liderou o campeonato, tendo conquistado 26 paradas das 37 montarias na temporada. O atleta também está entre os melhores rendimentos do esporte, com 70,27% de aproveitamento. 

O sul-mato-grossense Junior Patrik conquistou seu espaço entre os mais bem classificados até agora, ao conquistar 23 paradas dos 37 touros que encarou, resultando em um aproveitamento de 76,67%. 

Alex Cerqueira, de Iguatemi (MS), também está entre os atletas novatos que disputam o título diretamente. Com 24 anos, ele é o quinto colocado do Monster Energy PBR e tem apresentado um rendimento acima dos 64%. 

Além do título de Campeão Brasileiro, e a chance de conquistar o sonho de ir para os Estados Unidos, eles concorrem ao prêmio de Rookie of The Year (Revelação da Temporada). Em 2015, o mundo todo acompanhou o brasileiro Luciano Henrique de Castro conquistar recorde inédito em todo o planeta, ao ficar com o título de campeão nacional, de revelação da temporada e ainda faturar a fivela de Barretos. 

BRASILEIROS NO MUNDIAL

No Built Ford Touch Series, o mundial da modalidade, realizado nos Estados Unidos, os brasileiros também mostram sua força. Eduardo Aparecido, de Gouvelândia (GO), é o atual líder e um dos principais nomes do esporte. 

Na vice-liderança está outro brasileiro, Kaique Pacheco. O atleta também é um dos favoritos ao título este ano, tendo ficado ano passado com a vice-colocação. João Ricardo Vieira figura na nona colocação. 

REGRAS BÁSICAS

A nota da montaria é formada pela somatória de 50% da nota do competidor e 50% da nota do touro avaliados pelos juízes durante os oito segundos de apresentação. Os atletas são avaliados nos quesitos técnicas como desenvoltura e equilíbrio. Com os touros, os juízes observam giro, coice, pulo, intensidade e grau de dificuldade. 

Presente nos principais eventos agropecuários e festas do peão do país, especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, se tornou uma das maiores vitrines para empresas que visam fortalecer suas marcas e conquistar novos mercados. 

A PBR

Criada em 1994, a PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, e foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade. 

Em 2015, a PBR foi incorporada pelo grupo WME|IMG, líder mundial em esportes, entretenimento, mídia e moda, presente em mais de 25 países pelo mundo. A empresa também adquiriu a UFC (Ultimate Fighting Championship) ano passado, em um acordo bilionário. 

Hoje, as transmissões da PBR atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo e levam milhões de pessoas nas 250 etapas por onde passa no mundo, como em Las Vegas, nos Estados Unidos, e Barretos, no Brasil. 

O mundial da categoria é o Built Ford Tough Series, responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo o Estados Unidos disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$ 1 milhão de dólares. 

A empresa também tem revelado grandes nomes do esporte, como os brasileiros Adriano Moraes e Silvano Alves, ambos os únicos tricampeões da modalidade. Eles se unem a outros atletas brasileiros e, juntos, deixa o Brasil com nove títulos mundiais nessas 23 finais realidades até hoje. 

No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e rodeios nessas regiões. 

MANEJO DOS TOUROS

A PBR possui diretrizes globais de atenção e cuidados com os animais que participam de suas competições, os quais são tratados com todo respeito. A empresa está inteiramente comprometida em assegurar a saúde, a integridade e o respeito a cada animal que entra em suas arenas. Todos os eventos estão amparados pelas leis federais, que regulamentam a montaria em touros.