Vencedores recentes em St. Louis fizeram parte da corrida para o título mundial — A Professional Bull Riders

Vencedores recentes em St. Louis fizeram parte da corrida para o título mundial

By: Darci Miller  sábado, 2 de dezembro de 2023 @ 12:45

Foto cortesia de Andy Watson/Bull Stock Media

 

PUEBLO, Colorado – Neste fim de semana, a temporada 2024 do Campeonato Mundial continua com a etapa PBR St. Louis de 2 a 3 de dezembro.

É apenas o segundo evento da temporada de 2024, e a corrida pelo título mundial certamente mudará significativamente à medida que o campeonato avance.

Mas... será?

Olhando para trás, para os resultados das últimas etapas da PBR em St. Louis, um padrão salta à vista: a maioria dos vencedores fez parte do cenário do título mundial daquele ano.

Coincidência? Talvez sim, talvez não. Mas de qualquer maneira, fique de olho no vencedor de St. Louis neste fim de semana, porque ele pode muito bem estar em busca de uma fivela de ouro na Final Mundial da PBR em Fort Worth, Texas, em maio.

 

VENCEDORES ANTERIORES EM ST. LOUIS

2023: Cooper Davis

Embora o campeão mundial de 2016 esteja agora aposentado do Unleash The Beast para se concentrar em competir apenas no PBR Team Series, com o Carolina Cowboys, ele ainda estava no auge em 2023. Ele começou a temporada montando bem como sempre, vencendo cinco de seis touros nos dois primeiros eventos com uma vitória dominante em St Louis.

Davis venceria outro evento e pararia em 23 de 53 touros (43%) com uma montaria de 90 pontos, classificando-se para Final Mundial em 4º lugar no ranking. Apesar de uma temporada consistente, seu desempenho decepcionante de uma parada em sete nas Finais Mundiais frustrou suas esperanças de uma segunda fivela de ouro, e ele terminou a temporada na 9ª colocação.

 

2022: Daylon Swearingen

2022 foi um verdadeiro sonho para Daylon Swearingen e com certeza sua festa de estreia na PBR.

Depois da temporada desanimadora de 2021, que o viu terminar em 32º lugar no mundial, 2022 não poderia ter sido mais diferente. Swearingen marcou nove montarias de 90 pontos e venceu dois eventos, inclusive em St. Louis em fevereiro, antes de vencer a Etapa Final em seu caminho para se tornar o Campeão Mundial da PBR de 2022.

Podemos dizer que a jornada de Swearingen ao título mundial começou em St Louis.

 

2020: José Vitor Leme

2020 pode ter sido um ano bastante estranho, mas abriu um precedente: José Vitor Leme consolidou-se firmemente no topo do ranking. Em seu primeiro ano de título mundial, Leme conseguiu impressionantes 44 de 65 (67% de aproveitamento), com nove montarias de 90 pontos e sete vitórias em eventos.

Claro, todas essas são marcas que ele eclipsaria em 2021, mas na época, 2020 foi a melhor temporada de Leme. Sua vitória em St. Louis foi a terceira da temporada - apenas uma parada no caminho de Leme para a grandeza.

 

2019: Chase Outlaw

Infelizmente não vemos um Chase Outlaw saudável há alguns anos, mas em 2019, ele estava praticamente no topo do mundo. Ele foi uma peça-chave em uma das corridas ao título mundial mais acirradas dos últimos tempos, travada em uma longa batalha com José Vitor Leme, João Ricardo Vieira e o eventual Campeão Mundial, Jess Lockwood.

Por fim, Outlaw terminou a temporada em terceiro lugar, e que temporada foi essa. Ele parou em 47 de 94 touros (50% de aproveitamento) com oito montarias de 90 pontos, vencendo quatro eventos. Sua vitória em St. Louis em fevereiro foi sua primeira do ano – e, apropriadamente, o evento foi nomeado em homenagem ao grande amigo de Outlaw, Mason Lowe, que faleceu tragicamente após um acidente um mês antes.

Outlaw teria outra vitória emocionante naquela temporada, conquistando a fivela de Cheyenne, Wyoming, exatamente um ano depois de um acidente quase encerrar sua carreira no mesmo lugar.

Ele pode não ter conquistado o título mundial naquela temporada, mas se houve uma temporada de Outlaw, foi essa.

 

2018: Tanner Byrne

A única exceção dessa lista, o canadense Tanner Byrne não estava na disputa pelo título mundial em 2018 – ele terminou o ano em 27º lugar na classificação mundial e, na verdade, se aposentou no ano seguinte para seguir a carreira de salva-vidas no Canadá. Sua vitória em St. Louis foi a segunda e última de sua carreira na primeira divisão.

 

2017: Kaique Pacheco

Desde que Kaique Pacheco estreou nos Estados Unidos em 2014, tem sido extremamente raro ele não ser uma figura central na corrida pelo título mundial. Ele ficou em 3º lugar em 2015, em 2º em 2016 e em 5º em 2017, quando conquistou sua vitória em St. Louis – a primeira de duas naquela temporada.

2017 pode não ter sido o ano de Pacheco, mas 2018 certamente foi. Ele começou a temporada quente, vencendo a primeira etapa do ano, sem olhar para trás. Ele estava tão à frente na classificação mundial no final da temporada que o segundo colocado, Leme, não conseguiu alcançá-lo, mesmo depois de Pacheco ter machucado gravemente o joelho dias antes da Final Mundial. Ele precisou de apenas duas paradas na Final para conquistar o título mundial.