O tricampeão mundial Silvano Alves se tornou o quarto atleta a chegar a marca de 500 montarias na elite da PBR — A Professional Bull Riders

O tricampeão mundial Silvano Alves se tornou o quarto atleta a chegar a marca de 500 montarias na elite da PBR

By: Abner Henrique Therézio  terça-feira, 10 de outubro de 2023 @ 11:09

Bull Stock Media

Durante o último fim de semana o tricampeão mundial Silvano Alves chegou a mais uma incrível marca em sua carreira, fazendo a 500ª montaria qualificada em eventos da elite da Professional Bull Riders. A montaria histórica aconteceu na sexta-feira, 06 de outubro quando o brasileiro montou True Religion em Fort Worth no Texas, onde foi realizada a 10ª etapa da temporada da PBR Camping World Team Series.

Este feito histórico o coloca agora em um seleto e restrito time de atletas que conseguiram atingir a marca ao longo da carreira. O “Clube dos 500” é encabeçado por Guilherme Marchi, que na verdade é também o único a atingir 600 montarias válidas, tendo conquistado 637 “paradas”, além de J.B. Mauney com 538 e Mike Lee com 525. Estes números representam as montarias apenas nos eventos da principal divisão da PBR, que incluem também a temporada por equipes.

No mesmo fim de semana o paulista ainda conseguiu montar por oito segundos os outros dois touros que desafiou, terminando o evento com 100% de aproveitamento e sendo essencial no desempenho do Nashville Stampede, time que defende na PBR Teams. Além de ser o melhor atleta de seu time no campeonato por equipes, o veterano será peça fundamental do Stampede na busca pelo segundo título consecutivo da PBR Teams, nas Finais da temporada que acontecem de 20 a 22 de outubro em Las Vegas.

Com 15 montarias qualificadas em 27 apresentações na temporada da Liga, Silvano terminou em terceiro lugar na disputa de Melhor Atleta individual, atrás apenas de José Vitor Leme e do estreante Cássio Dias Barbosa. Em comparação e comprovando sua importância para a equipe, as 15 montarias qualificadas do brasileiro sozinho ultrapassam a somatória dos outros três principais atletas que pontuaram para o time este ano, Dener Barbosa, Chase Outlaw e Alan de Souza, que juntos “pararam” em 13 touros.

As vésperas de completar 36 anos de idade o paulista natural de Pilar do Sul construiu uma história gigante dentro da PBR em 14 temporadas nos Estados Unidos e pouco antes dele subir nos bretes neste fim de semana a PBR exibiu um vídeo com a sua primeira montaria na elite do campeonato. “Quando vi no telão o vídeo da minha primeira montaria aqui, de colete vermelho, parecia que tinha sido ontem, mas agora já se passaram 14 anos,” disse o tricampeão ao site da PBR.

Sua estreia foi em 2010, no evento de Nampa, onde fez as quatro primeiras montarias qualificadas de sua carreira nos eventos principais e também conquistou sua primeira fivela, vencendo logo a sua etapa de estreia. Na sequência Silvano Alves terminaria o campeonato mundial daquele ano na oitava posição e se tornaria o primeiro brasileiro a conquistar a fivela de Novato do Ano (Rookie of the Year), dando início a uma das carreiras mais brilhantes do esporte.

Nos anos seguintes ele conquistou três títulos mundiais na Unleash The Beast, tendo sido o primeiro da história a vencer dois campeonatos consecutivos em 2011 e 2012, e em 2014 se tornaria apenas o segundo – e até hoje último – tricampeão da PBR, ao lado de Adriano Moraes. A estes títulos se somam 15 vitórias em etapas da principal divisão e mais de US$ 6,6 milhões em prêmios, que o colocam como o segundo maior ganhador de dinheiro na história do campeonato.

Entre tantas outras marcas e recordes, Alves também detém a de maior sequência de montarias qualificadas na elite da PBR, quando “ficou sem cair” de 24 touros consecutivos entre as últimas etapas da temporada de 2014 e o início da temporada de 2015, marca que nos dias atuais é impensável de ser alcançada. Em 2019 ele também viria se tornar o sétimo atleta a chegar na marca de 400 montarias válidas em eventos da elite da PBR, entrando em uma verdadeira contagem regressiva para a marca atingida agora.

 

“Estou muito feliz e agradeço ao Senhor por abençoar minha vida e minha carreira. Sou muito grato por todas as pessoas que fazem parte disso, em especial a minha família, além dos meus patrocinadores, ao meu time, o Nashville Stampede, por acreditarem no meu trabalho, todos os fãs da PBR, ao Sean (Gleason) e todos da PBR,” declarou ele ao receber a fivela que comemora as 500 montarias qualificadas.