O brasileiro André Silva encerra nesta semana sua sétima temporada nos EUA como fotografo oficial da PBR — A Professional Bull Riders

O brasileiro André Silva encerra nesta semana sua sétima temporada nos EUA como fotografo oficial da PBR

By: Abner Henrique Therézio  quarta-feira, 18 de outubro de 2023 @ 14:26

Todas as semanas vemos diversos brasileiros se destacando nas arenas norte-americanas montando em touros, mas junto com eles também há outros profissionais do nosso país que se destacam nos eventos da Professional Bull Riders. É o caso do paulista André Silva, fotografo oficial dos eventos da divisão de acesso da PBR e que nesta semana encerra sua sétima temporada consecutiva trabalhando nos Estados Unidos.

O brasileiro é o fotografo oficial do Challenger Series, principal campeonato individual da PBR neste segundo semestre nos Estados Unidos e que terá sua Final realizada nesta quinta-feira em Las Vegas. Silva também é o fotografo oficial do Velocity Tour, principal campeonato da divisão de acesso da PBR e que ocorre no primeiro semestre.

Com isso, o profissional que se mudou para os Estados Unidos em 2016, completa agora sua sétima temporada atuando como fotografo oficial dos eventos da divisão de acesso da PBR, desenvolvendo um trabalho muito respeitado dentro da maior liga de Montaria em Touros do mundo.

 

“É uma grande conquista pessoal poder completar mais uma temporada. Estou vivendo meu sonho, trabalhei por mais de 15 anos nas arenas do Brasil, me realizei profissionalmente ao atuar em todos os grandes Rodeios do meu país e vim atrás de um novo objetivo na minha carreira. É incrível saber que estou completando sete temporadas e em algumas semanas já iniciamos a oitava,” disse ele em entrevista exclusiva ao site da PBR no Brasil.

 

A temporada de André Silva que teve início em janeiro com as etapas do Velocity Tour e seguiu com as etapas do Challenger Series, totalizam cerca de 48 eventos diferentes. Uma verdadeira maratona de viagens que podem incluir mais de um evento na mesma semana e ultrapassaram a marca de 100 mil quilômetros entre viagens de avião e carro por 24 estados norte-americanos.

De acordo com ele, desde janeiro ele conseguiu ficar em sua casa no Texas apenas quatro finais de semana, em todos os outros estava atuando em algum evento. Com uma rotina que vai muito além dos cliques das montarias durante a competição e inclui montagem do equipamento, fotos externas e edição logo após as montarias, o trabalho diário pode chegar a uma carga horária de até 18 horas.

Mesmo assim, ele admite que esta rotina está longe de ser cansativa ou monótona. “Fotografar é algo que não tem como explicar. Eu amo meu trabalho, as viagens, as oportunidades que tive através da fotografia e essa paixão é renovada a cada dia, na verdade a cada clique, pois cada montaria é diferente da outra então não tem como enjoar,” completou ele reafirmando que está vivendo o sonho que sempre planejou e é nisto que sempre encontra motivação.

Sem saber ao certo quantos dias inteiros ficou em casa nesta temporada, ele conta que o apoio e a compreensão da família é essencial para estas conquistas. A esposa Patrícia que sempre esteve ao seu lado e o pequeno Anthony, primeiro filho do casal nascido no ano passado, são suas bases para seguir firme em seus objetivos, assim como os amigos com quem convive no Texas e durante as viagens.

Outro ponto que André Silva destaca é que por trabalhar nos eventos da divisão de acesso, as pessoas logo assimilam que o próximo passo na carreira profissional seria atuar nos eventos da divisão principal da PBR. E ele explica que ao contrário dos competidores que iniciam na divisão de acesso em busca de vagas na elite, no trabalho dos “profissionais contratados” a mentalidade é bem diferente disso.

 

“Fui contratado para ser o fotografo principal da divisão de acesso, que tem grandes eventos, em grandes cidades e isso já é uma grande conquista profissional. Os eventos da elite da PBR já tem o seu fotografo oficial a quase 30 anos, além dos secundários que fazem parte da equipe dele. Eu sou o principal fotografo em dois dos maiores campeonatos de Montaria em Touros do mundo, então realmente já considero o ponto alto de minha carreira, uma conquista única que nenhum outro teve e meu objetivo real é completar mais temporadas e escrever minha história aqui,” finaliza ele.