João Ricardo Vieira pode chegar as 300 montarias em Grendale — A Professional Bull Riders

João Ricardo Vieira pode chegar as 300 montarias em Grendale

By: Jorge Cardoso, com informações de Justin Felisko  sexta-feira, 12 de março de 2021 @ 19:48

Foto por Bullstockmedia

Aos 36 anos de idade, João Ricardo Vieira ainda tem muita história para contar na montaria em touros e um desses capítulos pode ser escrito neste final de semana, durante etapa em Grendale, marcada para ocorrer neste final de semana, dias 13 e 14. Os fãs podem acompanhar as emoções ao vivo pela tela do RidePass, a partir das 22h45 no sábado, e 17h45 no domingo.

Vieira detém o número de 297 paradas nas principais etapas do Mundial da PBR (Professional Bull Riders) e pode se tornar o 19º na história a ultrapassar a casa das 300 montarias. “É tão fantástico. Trezentas montarias, estou muito feliz por isso”, disse Vieira, o atual décimo colocado no ranking mundial, ao PBR.com na tarde de quinta-feira. “Fico feliz em saber que estou perto de 300.”

Natural de Itatinga, em São Paulo, Vieira é um dos principais nomes da Unleash The Beast e fez sua estreia nos Estados Unidos no dia 25 de janeiro, em Oklahoma City. Na época, Vieira tinha 28 anos.

O jornalista Justin Felisko, da PBR.com, cita uma informação importante, de que essas 300 montarias de Vieira “ocorreram durante o que muitos considerariam os estágios finais da carreira de um competidor”.

“Se Vieira tivesse se mudado para os Estados Unidos no início de sua carreira, é possível que ele pudesse ter se juntado ao campeão mundial Guilherme Marchi (635), ao bicampeão mundial JB Mauney (538) e campeão mundial de 2004 Mike Lee (525) no prestigioso clube das 500 paradas”, cita ainda.

Vieira tem uma média de 36,38 montarias por temporada na série principal. Digamos que ele tenha vindo para os Estados Unidos aos 21 anos (o atual nº 5 do mundo Mauricio Moreira tem apenas 21 anos) e sete temporadas no início de 2006, seu ritmo de carreira o levaria a 545 paradas.

Claro que as lesões podem ter atrapalhado ou abrandado o ritmo de Vieira no início da carreira, como o que aconteceu ao tricampeão do Mundo Silvano Alves. O ritmo antes constante de Alves diminuiu, mas ele ainda está em quinto lugar em todos os tempos, com 426 montarias qualificadas. Alves está a apenas cinco de passar Valdiron de Oliveira para o quarto lugar da história da PBR.

Vieira tem uma das carreiras mais premiadas da história da PBR para um competidor sem o título Mundial. Ele ganhou 13 eventos, incluindo quatro PBR Majors, e ele tem o recorde da PBR de mais vitórias em 15/15 Bucking Battle, com seis.

Ele estava em meio a provavelmente a melhor temporada de sua carreira ano passado quando recebeu a notícia esmagadora poucos dias antes da Final Mundial da PBR 2020 em Arlington, Texas: seu teste COVID-19 foi positivo e ele não poderia competir dentro do AT&T Stadium.

Será que Vieira, o segundo colocado no ranking mundial na época, teria ultrapassado José Vitor Leme e conquistado o Mundial de 2020?

“Teria sido mais difícil para os caras vencerem se eu estivesse lá”, disse Vieira em janeiro. “Estava em uma boa posição e sempre montei muito bem naquela arena. Fiquei com muita raiva porque não pude ir ao evento. Eu me sentia 100%. Eu estava indo para a academia, malhando, me preparando para as finais. Testei positivo na terça e na quinta-feira não pude ir para as finais”.

Vieira estava apenas 424,59 pontos atrás de Leme na época, e uma vitória na Final Mundial poderia ter sido o suficiente para ele se tornar o segundo Campeão Mundial mais velho da história PBR.

Ele ainda tem forças o suficiente para buscar o título e está apenas 190 pontos de diferença do líder Cooper Davis.

“Só digo que se não pude ir às finais no ano passado, então Deus deve ter um plano para mim”, disse Vieira. “Vou de novo este ano. Meu corpo está bem. Não sinto dor, nada. Me sinto saudável. Eu sei que posso correr este ano por um título mundial. Eu ainda me sinto tão bem. O ano passado foi muito bom para mim. Eu não me machuquei. Ainda estou com fome de um título mundial”.

 

Competidores com 300 ou mais montarias qualificadas no Mundial

Guilherme Marchi (635)

JB Mauney (538)

Mike Lee (525)

Valdiron de Oliveira (430)

Silvano Alves (426)

Chris Shivers (412)

Ross Coleman (402)

Justin McBride (374)

Sean Willingham (368)

Wiley Petersen (356)

Adriano Moraes (337)

LJ Jenkins (322)

Kody Lostroh (313)

Ednei Caminhas (311)

Robson Palermo (310)

Renato Nunes (309)

Fabiano Vieira (301)