Americana será palco das disputas do Iron Cowboy essa semana — A Professional Bull Riders

Americana será palco das disputas do Iron Cowboy essa semana

By: Jorge Cardoso - PBR Brasil -  quarta-feira, 14 de junho de 2017 @ 08:12

Um dos principais prêmios do esporte de montarias em touros é o título de Iron Cowboy. As disputas ocorrem de 16 a 18 de junho durante a Festa do Peão de Americana e é realizado pela PBR (Professinal Bull Riders), maior campeonato mundial desta modalidade, considerada a mais radical do planeta. 

As disputas classificatórias ocorrem nos dias 16 e 17 entre 35 competidores. Os 12 melhores colocados fazem a disputa pelo prêmio, que além de pontos, tem bônus de R$ 50 mil em dinheiro. 

Os quatro primeiros já garantem vaga nas quartas-de-final. Já os outros oito participarão de mais uma etapa preliminar, em que o quinto enfrentará o 12º, o sexto encara o 11º, e assim sucessivamente. Na disputa em playoffs, quem alcança a maior nota ou permanece mais tempo sobre o touro garante vaga na etapa seguinte. 

De acordo com Adriano Moraes, diretor de competições da PBR no Brasil, este é um dos principais títulos do esporte de montarias em touros, e é realizado exclusivamente na arena de Americana. “Todo competidor deseja esse título. Ter a fivela de Iron Cowboy representa muito na carreira desses atletas. Ainda mais, quando ele é realizado numa das principais arenas do mundo, que é a de Americana”. 

Manejo dos touros

Na PBR (Professional Bull Riders) os touros são tratados com o mesmo respeito que os competidores que os montam. A empresa é inteiramente comprometida em assegurar a saúde, a integridade e o respeito a cada animal que entra em suas arenas. Destratar um animal seria um dano ao esporte. Em cada Em cada disputa entre touros e competidores, ocorre uma vistoria pelos profissionais da PBR. Os veterinários examinam as condições de saúde do animal e podem desclassificá-lo caso identifiquem o mínimo sintoma possível fora dos padrões estabelecidos. 

A PBR

A PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, e foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade. 

Hoje, as transmissões da PBR atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo e levam milhões de pessoas nas 250 etapas por onde passa no mundo, como em Las Vegas, nos Estados Unidos, e Barretos, no Brasil. 

O mundial da categoria é o Built Ford Tough Series, responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo o Estados Unidos disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$ 1 milhão de dólares. 

A empresa também tem revelado grandes nomes do esporte, como os brasileiros Adriano Moraes e Silvano Alves, ambos os únicos tricampeões da modalidade. 

No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e festas do peão nessas regiões.